Projeto Gnómon – Escolas da Biosfera
Projeto Gnómon – Escolas da Biosfera
Quarenta turmas do 5.º ao 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de divulgação do projeto Gnómon – Escolas da Biosfera.
O ciclo de encontros aconteceu ao longo dos dias 13 e 14 de fevereiro e foi dinamizado por Hugo Morango, que apresentou a filosofia do projeto, apelando ao envolvimento dos alunos, através da partilha das suas vivências e da visão da Natureza que eles próprios e a sua comunidade praticam.
Sempre num registo muito próximo e cativante, com recurso a diversas linguagens, Hugo Morango convocou os alunos para o desafio da cidadania ambiental e da compreensão da Natureza.
Da vivência partilhada deste espaço único – propiciadora da criatividade e da experiência de liberdade e de plenitude – resultará um conjunto de conteúdos, nomeadamente, livros, exposição, jogos, vídeos e peça de teatro.
O Gnómon – Escolas da Biosfera surge na sequência de uma candidatura apresentada pela ADERE-Peneda Gerês ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (PO SEUR).
Já em fase de execução, o projeto mobiliza quatro mil alunos dos Municípios do Parque Nacional da Peneda Gerês (Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre) com o objetivo de promover, na comunidade escolar, a empatia com o património natural local, através de estratégias pedagógicas e interpretativas participativas e de contacto direto com o espaço, combinando as ciências naturais com a antropologia e a arte.
É ainda objetivo aprofundar a responsabilidade ecológica dos jovens, tornando-os embaixadores dos valores patrimoniais da sua região, que está declarada “Reserva Mundial da Biosfera”.
Prof. Luís Arezes
As “Estrelas” brilharam na Semana da Memória das Vítimas do Holocausto
As “Estrelas” brilharam na Semana da Memória das Vítimas do Holocausto
Na abertura da Exposição sobre os Justos Portugueses, no dia 27 de janeiro, as palavras do Diretor do Agrupamento convidaram-nos a refletir, a poesia dita pelas alunas despertou-nos os sentidos e a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas fez-nos sentir, cada vez mais necessário, honrar as vítimas do Holocausto.
À tarde fomos ao teatro. O texto simples, mas profundo, é da escritora Ana Cristina Luz, a encenação criativa e cuidada da professora Ana Costa, os atores pertencem ao Teatro Juvenil – MINC, de Ponte da Barca e brilharam ao contarem-nos a história de “Aristides: O Semeador de Estrelas”.
Já no final do dia, também o Senhor Ministro da Educação nos dirigiu uma sentida mensagem, associando-se à evocação dos Justos Portugueses, lembrando: “Porque na Europa, como na vida, não há “nós” e “eles”. Há tão somente nós.”
No dia 28, sábado, a Memória das Vítimas do Holocausto continuou a ser evocada no Programa de Rádio Leituras & Companhia, da responsabilidade da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos e difundido através da Rádio Barca.
A semana continuou com cinema, histórias e memórias…
Fomos muitos a lembrar muitos mais.
Professora Maria José Gonçalves e
Professor José Paulo Rebelo
Guia Geral de Exames 2017
Guia Geral de Exames 2017
Esta publicação tem como objetivos:
- Divulgar informação relativa aos cursos e exames finais nacionais do ensino secundário, incluindo a que se refere à sua articulação com o acesso ao ensino superior.
- Apresentar, em linhas gerais, o sistema de acesso ao ensino superior em 2017.
- Responder às questões que, sobre estas matérias, mais frequentemente são colocadas por estudantes, pais, encarregados de educação e professores.
- Disponibilizar as informações necessárias para uma correta inscrição e realização dos exames finais nacionais do ensino secundário, com efeitos na conclusão de curso e acesso ao ensino superior.
Guias de Provas de Ingresso
Guias de Provas de Ingresso
Guia - Provas de Ingresso 2017
Este guia destina-se aos estudantes que pretendem candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior público em 2017.
Provas de Ingresso - Alterações para 2017, 2018, 2019
Este guia destina-se aos estudantes que pretendem candidatar-se à matrícula e inscrição no ensino superior nos anos letivos de 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020.
A informação divulgada neste guia refere-se aos pares instituição/curso do ensino superior público objeto de concurso nacional e locais e aos pares estabelecimento/curso do ensino superior privado objeto de concursos institucionais, que introduzem alterações para as candidaturas nos anos letivos de 2017-2018, 2018-2019 e 2019-2020, conforme os casos, relativamente ao elenco de provas de ingresso fixados.
Na consulta deste guia deve ser considerado o processo de fixação anual de vagas pelas instituições de ensino superior, pelo que nem todos os pares instituição/curso divulgados poderão ser objeto de fixação de vagas para as candidaturas indicadas.
Norma 01/JNE/2017 - Instruções para a Inscrição, Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Norma 01/JNE/2017
Instruções para a Inscrição, Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário
A Norma 01/JNE/2017 contém as instruções a observar no presente ano letivo pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e estabelecimentos do ensino particular e cooperativo, doravante designados, no seu conjunto, por escolas, relativamente ao processo de inscrição para a realização de:
- Provas finais do ensino básico;
- Exames finais nacionais do ensino secundário;
- Provas de equivalência à frequência dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário;
- Provas finais a nível de escola do 3.º ciclo do ensino básico e exames a nível de escola do ensino secundário.
Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames (JNE/2017)
Guia para Aplicação de Condições Especiais na Realização de Provas e Exames (JNE/2017)
Despacho Normativo n.º 1-A/2017
Despacho Normativo n.º 1-A/2017
Diário da República n.º 30/2017, 1º Suplemento, Série II de 2017-02-10
Aprova o Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.
GIAA promove concurso “Faz a Melhor Declaração de Amor”
GIAA promove concurso “Faz a Melhor Declaração de Amor”
Decorre até ao dia 17 de fevereiro o prazo para submeter, via eletrónica, os trabalhos participantes no concurso “Faz a Melhor Declaração de Amor”.
Promovido pelo Gabinete de Informação e Apoio ao aluno (GIAA), o certame pretende assinalar o Dia dos Namorados e está aberto a todos os alunos de todos os níveis de ensino.
Apenas são admitidos a concurso trabalhos inéditos da autoria do(s) ou da(s) concorrentes, elaborado(s) individualmente ou em grupo, cujos conteúdos não comprometam a dimensão ética da sexualidade humana.
A tipologia do trabalho é de escolha é livre. Pode ser apresentado sob a forma de texto, poema, canção, vídeo, fotografia…
A Organização
"Energia a Pedalar" com alunos dos 2.º e 3.º ciclos
"Energia a Pedalar" com alunos dos 2.º e 3.º ciclos
A "Energia a Pedalar" é um projeto concebido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, tendo o Centro Ciência Viva de Estremoz assumido o compromisso de o dinamizar junto de escolas, instituições, municípios e outras entidades que manifestem o interesse em recebê-lo, em função das condições disponíveis para tal.
Aproveitando esta disponibilidade, o professor responsável pelo projeto “homónimo” na nossa escola convidou aquela instituição para a realização de uma atividade, levada a cabo no passado dia 26 de janeiro de 2017.
Todos os alunos dos 5.ºs, 6.ºs, 7.ºs e 8.ºs anos tiveram contacto com o “mundo das energias”. Ouviram uma preleção alusiva ao evento e pedalaram até “energizarem” os elementos elétricos e eletrónicos disponíveis (5 bicicletas com um gerador cada), fazendo acender, movimentar, piscar, encher e esvaziar recipientes que, de uma forma direta, clara e muito objetiva, mostravam a produção, transporte, transformação e utilização da eletricidade.
As sessões de 30 minutos foram recebidas com agrado por alunos e professores, tendo resultado em experiências enriquecedoras e inovadoras para os discentes.
O cartaz foi gentil e prontamente criado pelo senhor professor Emanuel Cruz, a organização dos horários e cronograma deveu-se ao senhor professor Luís Arezes, a presença contínua dos alunos do Curso Profissional de Multimédia, Kevin Alves e Leandro Marinheiro, foi sugerida e garantida pelo senhor professor José Félix. Agradeço ainda o “tempo extra” proporcionado pelo Assistente Operacional, senhor Anselmo, no dia da chegada da equipa CCV de Estremoz.
A todos agradeço profundamente, pois enriqueceram a atividade e deram da escola uma imagem positiva, deduzida do feedback dos atores principais (Francisco – o orador – e Eduardo – o técnico).
A todos agradeço e parabenizo.
A escola agradece o apoio inestimável da Câmara Municipal de Ponte da Barca, do Restaurante Pizzaria Tio Fredo e a atenção da Residencial San Fernando.
O professor organizador da atividade,
Rui Gomes
Alunos do 10.º ano aplaudem "A Farsa de Inês Pereira"
Alunos do 10.º ano aplaudem
A Farsa de Inês Pereira
Os alunos do 10.º ano assistiram, na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, à representação de “A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, uma obra cujo estudo faz parte dos conteúdos programáticos da disciplina de Português.
O espetáculo esteve a cargo do Teatro Portátil (Serviço Educativo do Teatro do Bolhão) e constituiu uma excelente oportunidade para os discentes tomarem contacto “ao vivo” com os diversos códigos cénicos e para consolidarem a compreensão da farsa.
Num ambiente muito estimulante sob o ponto de vista cultural, os três atores em cena apresentaram personagens bem recortadas de uma obra clássica da nossa literatura e, num segundo momento, envolveram-se numa interessante conversa com os alunos, explorando aspetos relacionados com a peça e com a arte teatral.
A sessão aconteceu no âmbito da programação do SABE (Serviço de Apoio à Biblioteca Escolar), uma estrutura recentemente formalizada entre a Biblioteca Municipal e a Biblioteca Escolar, com a missão, entre outros, de dinamizar o desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas da promoção da leitura, da literacia da informação e da animação cultural no Concelho de Ponte da Barca.
Biblioteca Escolar































