Visita ao Lar Condes da Folgosa
Visita ao Lar Condes da Folgosa
Fomos ao Lar Condes da Folgosa com os meninos do 1.º Ciclo visitar os velhinhos que vivem lá.
Levámos um “Miminho docinho” que os nossos pais ofereceram.
Também cantámos algumas canções.
Estavam lá muitas pessoas e ficaram muito contentes com a nossa visita.
Gostámos muito de ir ao Lar e de podermos alegrar todas as pessoas que lá vivem.
Turma B do Jardim de Infância da Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes
Voto de Pesar
Voto de Pesar
A notícia, brutal, surpreendeu a comunidade escolar.
O Professor Joaquim Amorim Enes, natural do Soajo, Arcos de Valdevez, faleceu em Viana do Castelo no dia 5 de fevereiro de 2013, aos 59 anos de idade.
Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o Joaquim Enes foi, acima de tudo, um amigo e cidadão exemplar.
No Concelho de Ponte da Barca, nas escolas de Crasto, Ermida, Vade S. Pedro, Vade S. Tomé e Vila Nova de Muía, serviu a causa da escola pública com incansável dedicação.
O Joaquim Amorim Enes, homem de valores, crenças e inabaláveis convicções, cumpriu exemplarmente os ideais da escola pública. Envolvido na realização do bem e vinculado à educação, progresso e desenvolvimento, foi testemunho dum percurso de vida que lhe granjeou, com inteira justiça, pelo exemplo e boas ações, o reconhecimento de homem e professor justo e bom.
Tendo tudo isto em conta, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca manifesta o seu profundo pesar e endereça aos familiares as mais sentidas condolências.
Alunos do 8º ano transformaram objetos velhos em candeeiros originais
Alunos do 8º ano transformaram objetos velhos em candeeiros originais
Num desafio da disciplina semestral de educação tecnológica, os alunos do 8º ano transformaram objetos velhos em candeeiros originais.
Candeeiros velhos, garrafas, latas, caixas, caixotes, vasos, frascos, baldes, tecidos, tubos, rolos, cd, arames, tábuas, torneiras, gaiolas, jornais, etc. - tudo se transforma, nas mãos dos talentosos alunos de educação tecnológica do 8ºano de escolaridade, que reutilizaram vários objetos velhos para fazer candeeiros fantásticos.
Todas as peças reutilizadas para a elaboração dos candeeiros foram exclusivamente materiais arranjados e selecionados pelos alunos, que resultaram nesta impressionante mistura de criatividade, elegância e rusticidade.
Estão de parabéns todos os alunos das turmas 8ºB, 8ºD e 8ºF que participaram neste desafio.
Obrigada,
A professora Ana Paula Braz
(Clique na imagem, para ver a apresentação)
Concurso de expressão escrita “Geração Móvel e Desafios”
Concurso de expressão escrita “Geração Móvel e Desafios”
No âmbito das celebrações do “Dia Europeu da Internet Mais Segura”, que se assinalou ontem, 5 de fevereiro, o Grupo Disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar promoveram um concurso de expressão escrita subordinado ao tema “Geração Móvel e Desafios”.
Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação do respetivo professor da disciplina de Português, aguardando-se para breve a publicação em ebook dos textos apurados ao nível das turmas.
Reconhecendo a qualidade global dos originais, o júri considerou merecedores de um aplauso especial um trabalho em cada escalão: “O meu grande amor!”, de Vanda Tavares (3.º Ciclo do Ensino Básico) e “A Internet nunca se esquece!”, de Mariana Antunes (Ensino Secundário).
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Conhecer e comer produtos da nossa terra - À descoberta da laranja, do limão e da cenoura
Centro Escolar de Crasto
Conhecer e comer produtos da nossa terra - À descoberta da laranja, do limão e da cenoura
Numa união de esforços e atendendo a um desafio lançado pela Câmara Municipal através do seu Pelouro da Saúde, Ação Social e Juventude no âmbito do Regime de Fruta Escolar (RFE) e do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (Passe), promovido pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde Local, metemos mãos à obra e fizemos os nossos pequenos exploradores partir para o terreno.
Parafraseando o poeta, ”Ó música dos meus sentidos...”, foi necessário apanhar, tatear, cheirar, descascar, cortar, espremer, ralar, pesquisar e, por fim, saborear… Era só ver a azáfama na confeção dos sumos, compotas, doces típicos e na degustação.
Foi uma infindável descoberta, lendas, mitos, provérbios, canções, a origem, curiosidades, receitas e até poesia que enriqueceram a sala de aula e também as famílias, dado que todas as ações foram para aí canalizadas.
Estas atividades visaram o desenvolvimento de competências de alimentação saudável, o conhecimento da origem dos produtos agrícolas e principalmente conduzir as crianças ao consumo diário da fruta/produtos da época, que muitas vezes caem para o chão.
Utilizamos e dinamizamos estratégias de promoção, sensibilização e desenvolvimento de comportamentos conducentes a uma alimentação saudável na comunidade escolar, envolvendo na promoção um fruto/produto alimentar da época.
Pareceu-nos pertinente colaborar neste programa, com vista a ajudarmos a estabelecer rotinas na escola e em família, em torno da alimentação saudável, agitando e contribuindo para a sensibilização da consciência coletiva, promovendo a saúde e lutando contra a obesidade, flagelo dos nossos dias.
No culminar das tarefas, realizamos um lanche, privilegiando os frutos e legumes explorados. Associaram-se a este momento a professora de Inglês que confecionou panquecas, a enfermeira Alexandrina e a engenheira Eva.
As professoras do Centro Escolar