Conhecer e comer produtos da nossa terra - À descoberta da laranja, do limão e da cenoura

Quarta, 06 fevereiro 2013 Escrito por Administrador

Centro Escolar de Crasto

Conhecer e comer produtos da nossa terra - À descoberta da laranja, do limão e da cenoura

   

Numa união de esforços e atendendo a um desafio lançado pela Câmara Municipal através do seu Pelouro da Saúde, Ação Social e Juventude no âmbito do Regime de Fruta Escolar (RFE) e do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (Passe), promovido pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do Centro de Saúde Local, metemos mãos à obra e fizemos os nossos pequenos exploradores partir para o terreno.

Parafraseando o poeta, ”Ó música dos meus sentidos...”, foi necessário apanhar, tatear, cheirar, descascar, cortar, espremer, ralar, pesquisar e, por fim, saborear… Era só ver a azáfama na confeção dos sumos, compotas, doces típicos e na degustação.

Foi uma infindável descoberta, lendas, mitos, provérbios, canções, a origem, curiosidades, receitas e até poesia que enriqueceram a sala de aula e também as famílias, dado que todas as ações foram para aí canalizadas.

Estas atividades visaram o desenvolvimento de competências de alimentação saudável, o conhecimento da origem dos produtos agrícolas e principalmente conduzir as crianças ao consumo diário da fruta/produtos da época, que muitas vezes caem para o chão.

Utilizamos e dinamizamos estratégias de promoção, sensibilização e desenvolvimento de comportamentos conducentes a uma alimentação saudável na comunidade escolar, envolvendo na promoção um fruto/produto alimentar da época.

Pareceu-nos pertinente colaborar neste programa, com vista a ajudarmos a estabelecer rotinas na escola e em família, em torno da alimentação saudável, agitando e contribuindo para a sensibilização da consciência coletiva, promovendo a saúde e lutando contra a obesidade, flagelo dos nossos dias.

No culminar das tarefas, realizamos um lanche, privilegiando os frutos e legumes explorados. Associaram-se a este momento a professora de Inglês que confecionou panquecas, a enfermeira Alexandrina e a engenheira Eva.

As professoras do Centro Escolar

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca