Em Memória das Vítimas do Holocausto

Terça, 05 fevereiro 2013 Escrito por Administrador

Em Memória das Vítimas do Holocausto

  

Para assinalar o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto” que se celebra a 27 de janeiro, a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca desenvolveu, ao longo da semana de 28 de janeiro a 1 de fevereiro, um conjunto de atividades com o objetivo de aprofundar a consciência cívica dos membros da comunidade escolar, assim como a memória de uma das manchas mais negras da História da Humanidade.

O programa incluiu exposições, projeção de filmes seguida de debate e ainda a exibição de documentários alusivos ao tema.

Ao longo da semana, no átrio do bloco C da Escola sede do Agrupamento, esteve patente a exposição “O Álbum de Auschwitz” e, na Biblioteca Escolar, rodaram documentários e músicas e estiveram em destaque livros e fotografias que evocam as vítimas do Holocausto, na II Guerra Mundial.

Por sua vez, as tardes de quarta e de sexta foram dedicadas ao cinema, com a projeção, no auditório do polo 1, dos filmes “O rapaz do pijama às riscas” e “A lista de Schindler”, respetivamente.

Diversas turmas do Ensino Secundário tiveram ainda a oportunidade de conhecer e de refletir sobre a “A História de Erika”, um emocionante relato da vida de uma sobrevivente, lido pela Professora Gabriela Menezes.

Esta foi uma iniciativa do Grupo Disciplinar de História em articulação com a Biblioteca Escolar e o apoio do Grupo de Educação Visual, conscientes de que “aqueles que ignoram o passado estão condenados a repeti-lo”.

Recorde-se que a 27 de janeiro se celebra o aniversário da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, efeméride que, por deliberação da Assembleia-Geral das Nações Unidas, é o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”.

A Organização

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca