Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos apreciam adaptação teatral de “A Menina do Mar”

Segunda, 04 fevereiro 2013 Escrito por Administrador

Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos apreciam adaptação teatral de “A Menina do Mar”

 

O Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura proporcionou aos alunos do 4.º ano da Escola-sede do Agrupamento um espetáculo de grande beleza. Nem mais nem menos do que uma adaptação teatral de “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O espetáculo aconteceu no auditório municipal da Casa da Santo António do Buraquinho e contou ainda com a presença de um grupo alargado de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Com esta iniciativa conjunta da Biblioteca Escolar e do Grupo Disciplinar de Português, os mais pequenos tiveram oportunidade de contactar ao vivo com toda a riqueza da variedade dos códigos cénicos, desde os cenários, aos jogos de luz, cor e som e à própria interpretação por alunos quase da mesma faixa etária.

Eis o relato de Vitor Lopes, um dos alunos participantes:

Hoje, dia trinta de janeiro, tivemos uma tarde diferente. A minha turma e outras foram ver uma peça de teatro.

Saímos da escola às 14.50h em direção ao auditório da Casa de Santo António do Buraquinho. Quando lá chegamos, sentámo-nos para ver o teatro sobre “A Menina do Mar”.

No início, apareceu um menino sentado numa cadeira com um ar sorridente. O que ele mais gostava era ir para a praia e brincar no meio dos rochedos. Sim, que na praia também há muitos rochedos.

Certo dia, num dos seus passeios, viu um polvo, um caranguejo, um peixe e uma menina.

No dia seguinte, o menino foi muito cedo para a praia e viu tudo igual. Só que desta vez a menina estrava a dançar. Então, o menino conseguiu agarrá-la e levá-la para longe. Os dois conversaram durante muito tempo. Como a maré começou a subir, tiveram de se despedir.

A menina voltou para o mar e o menino, muito triste e cabisbaixo, foi para casa.

Passado algum tempo, o menino compreendeu que a menina não podia viver em terra.

Até que, certa manhã, apareceu uma gaivota com um frasco que tinha um líquido para o menino beber. Logo que bebeu, apareceu um golfinho que levou o menino agarrado à sua cauda até ao fundo do mar, onde estava a menina do mar, numa gruta.

Ficaram juntos e viveram felizes para sempre!

Vitor Lopes – 4.º B

A Ana, a Diana e a Maria registaram a sua experiência em forma de desenho…

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca