Visita de Estudo a Lindoso
Visita de Estudo a Lindoso
Dando conta de uma tradição do Grupo de Educação Especial, os alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência realizaram, no dia 2 de junho, uma visita de estudo prevista no Plano Anual de Atividades.
Alunos, professores e assistentes operacionais tiveram oportunidade de visitar as instalações da parte subterrânea da Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, infraestrutura localizada no nosso Concelho de Ponte da Barca.
De seguida, o grupo aproveitou a sombra para descansar e saborear um delicioso almoço. Mais reconfortado, foi recebido pelo Engenheiro Nuno, responsável pela Porta do Parque de Lindoso, que atendeu às necessidades dos nossos meninos e preparou uma exposição animada e interativa. O dia terminou em beleza, com uma visita guiada ao Castelo do Lindoso.
Foi uma experiência muito enriquecedora e agradável! Deliciamo-nos com as belas paisagens e ficamos a conhecer um pouco das tradições e hábitos dos antepassados desta região.
O Grupo de Educação Especial
Literatura mobiliza alunos e família na criação de trabalhos artísticos
Literatura mobiliza alunos e família na criação de trabalhos artísticos
Durante o interregno letivo da Páscoa e o 3.º período, os discentes do 7.º A da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizaram um roteiro interdisciplinar, em torno da obra de leitura obrigatória intitulada “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda.
A prática pedagógica decorreu no âmbito da disciplina de Português e contou com a colaboração de alguns encarregados de educação e de outros familiares que se dispuseram a participar na elaboração dos trabalhos manuais propostos.
Pondo em prática conhecimentos abrangentes a outras disciplinas, a atividade teve como objetivos promover o prazer de ler, estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e da compreensão de textos, e ainda proporcionar momentos agradáveis que transportassem aos alunos ao mundo mágico dos contos e das histórias. Além disso, pretendeu-se também contribuir para o desenvolvimento da sua criatividade, em sintonia com diferentes membros da família, favorecendo a formação dos nossos alunos, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como seres autónomos, livres e solidários.
Os trabalhos consistiram na leitura e organização de um portefólio e construção de maquetes, usando diferentes tipos de materiais. O roteiro construído – sempre baseado no enredo da obra em estudo – abrangeu, essencialmente, conhecimentos nas áreas de História, Geografia, Ciências e Educação Visual.
A metodologia adotada foi a pesquisa, recolha de dados, tratamento da informação, através da elaboração e correção de textos escritos.
Em suma, pretendeu-se contribuir para uma prática de dinamização da leitura, trabalhando de forma articulada com a família, no sentido de formar equipas educativas coesas e cooperantes, traduzindo-se num “continuum” enriquecedor para todos.
A culminar este processo, os trabalhos foram expostos na biblioteca, onde a comunidade escolar teve oportunidade de apreciar e de aplaudir a qualidade das peças criadas.
Professora Lucília Oliveira
Exposição de obras de Vermeer e de Mondrian
Exposição de obras de Vermeer e de Mondrian
Numa simpática parceria com o Haags Gemeentemuseum e o Mauritshuis Museum, de Haia, foi inaugurada, em junho, a exposição de Obras de Vermeer e de Mondrian, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A organização esteve a cargo dos alunos das turmas 10.º B, 11.º C e 12.º C do curso científico-humanístico de Artes Visuais, com o apoio de Desenho A e de Geometria Descritiva A, tendo contado com a presença de uma animada multidão.
Prof. José Paulo Rebelo
Semana das Artes
Semana das Artes
Decorreu, de 11 a 15 de abril, a Semana das Artes do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O programa teve início com a espectável Arruada Minhota dinamizada pelo Grupo de Bombos do Agrupamento, sob a orientação das Professoras Daniela Pereira e Sandra Martins, seguida da inauguração da exposição de desenhos dos alunos do curso científico-humanístico de Artes Visuais.
Do programa constaram performances de Desenho Cinético e Dança, Workshop de Desenho e Pintura dirigido para os alunos do Pré-Escolar, Oficina de Gravura com a presença da artista plástica Linda Correia, palestra sobre a obra “Memorial do Convento”, conversas com o arquiteto Marques Franco, realizador Hélder Lopes e designer Hugo Afonso e projeção de filmes dentro da temática.
O grupo disciplinar de Artes Visuais
Exposição de final de ano de trabalhos de Educação Visual
Exposição de final de ano de trabalhos de Educação Visual
As turmas dos 8.º e 9.º anos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca presentearam a comunidade escolar com uma exposição de alguns dos seus trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, na área disciplinar de Educação Visual, sob a orientação dos professores Maria de Fátima Cunha (8.º ano) e José Félix (9.º ano).
A exposição teve a possibilidade de ser visitada no Polivalente da sede do Agrupamento. De entre outros, incluiu trabalhos do 9.º ano relativos ao projeto “Construção de Maquetes de Coches”, uma atividade que implicou a reutilização e reciclagem de cartão e de papel recolhidos pelos próprios alunos, visando a construção da sua própria maquete de um coche.
Os alunos tiveram como referência imagens do Museu Nacional dos Coches, correspondentes ao período dos séculos XVII/XVIII, e o resultado foi surpreendente.
Parabéns aos esmerados alunos!
Professores de Ed. Visual, José Félix e Fátima Cunha
Sextobê em Concerto
Sextobê em Concerto
Decorreu na terça-feira, dia 7 de junho, no Auditório da EPRALIMA, a iniciativa “Sextobê em Concerto”, onde os alunos da turma e a professora Daniela Pereira, de Educação Musical, deram a conhecer um pouco do trabalho realizado ao longo do ano letivo.
Perante uma sala cheia de familiares, amigos e convidados, os jovens artistas empolgaram os presentes com a qualidade das suas interpretações.
Durante cerca de uma hora, os alunos do 6.º B cantaram, tocaram xilofone, flauta e cavaquinho, entre outros instrumentos, num repertório que viajou desde a música clássica até à música tradicional portuguesa, numa polivalência muito apreciada pela plateia.
No final, a turma homenageou a professora Daniela, numa demonstração de grande carinho e cumplicidade, gesto inteiramente merecido pelo trabalho realizado e pela qualidade do espetáculo e da interpretação.
A Turma agradece ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Presidente do Município e à Epralima o apoio que viabilizou a concretização deste importante momento para os alunos e respetivas famílias.
Professora Cândida Gama
Hablando se entiende la gente - “La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
Hablando se entiende la gente
“La importancia de la enseñanza de las Lenguas Extranjeras”
UMA ESCOLA COM VIDA CONVIDA… e, nesse sentido, no passado dia 1 de junho, no âmbito da celebração do “Día Hispánico”, inserido na Semana das Línguas e das Humanidades, os discentes de Espanhol dinamizaram uma palestra subordinada à temática da importância da aprendizagem das línguas estrangeiras no quadro de uma sociedade plurilingue e multicultural, cosmopolita e proativa.
Com o objetivo de nos enriquecer social-, cultural- e linguisticamente, convidámos e recebemos cinco estudantes estrangeiros da Universidade do Minho, de nacionalidade espanhola, italiana e grega, que deram cor à nossa tertúlia “poliglotizante” e, ao sabor de um tom mais intimista de interação construtiva, partilharam experiências e conduziram-nos a refletir sobre o papel crucial das LÍNGUAS na construção do nosso percurso pessoal, académico e profissional.
A partilha foi, sem sombra de dúvidas, a nota musical dominante que pautou toda a nossa intervenção. A boa disposição e a aprendizagem lúdica foram ingredientes do sucesso da nossa iniciativa: na verdade, a apresentação do vídeo cómico sobre as interferências linguísticas – os designados “falsos amigos” (a esse respeito, sugerimos a visualização de “El médico cubano” – Estado de Graça), a dramatização humorística de uma situação concreta de comunicação com intervenientes de múltiplas nacionalidades (espanhola, francesa, inglesa, alemã, italiana, grega e portuguesa), a interação em diversas línguas e a degustação das iguarias de cada cultura deliciaram o nosso público que participou de forma entusiástica e, diremos mesmo, festiva.
Para não alongar a nossa notícia, que quebra as características de objetividade e de neutralidade inerentes a esta tipologia textual (desde já, pedimos perdão aos nossos queridos professores de Língua Portuguesa), concluiríamos reafirmando a nossa convição de que uma ESCOLA com sentido é um palco de EMOÇÕES, de PARTILHAS e de COOPERAÇÕES.
Agradecemos a todos quanto se envolveram diretamente e indiretamente nesta iniciativa, realçando a simpatia infindável e a generosidade extrema dos nossos cinco estudantes universitários poliglotas que não hesitaram em percorrer o “trilho” até NÓS para que possamos desfazer os nós comunicativos.
Em nome de todos os discentes de Espanhol e da sua docente, professora Cristina Leitão: OBRIGADO! GRACIAS! MERCI! GRAZIE! THANK YOU! DANKE SHÖN…
Parlamento dos Jovens/ Secundário: dois dias de Pura Política
Parlamento dos Jovens/ Secundário: dois dias de Pura Política
Teve lugar, nos dias 23 e 24 de maio, em Lisboa, mais uma sessão nacional do Parlamento dos Jovens/ Secundário.
Devido ao excelente trabalho desempenhado na sessão distrital, o Alto Minho foi representado na sessão nacional pela Escola Secundária de Ponte da Barca e pela Escola Secundária Sidónio Pais (Caminha).
Desta forma, Ana Silva e Mariana Lopes, da nossa Escola, e Diogo Santos e João Matos, da Escola de Caminha, foram os deputados eleitos, sendo Mariana Lopes escolhida para porta-voz.
No primeiro dia de trabalho, os deputados foram agrupados por comissões, com a nossa delegação a integrar a terceira, juntamente com deputados de Beja, Santarém, Lisboa, Aveiro, Açores e Viseu.
Nesta fase, cada “equipa” procedeu à apresentação dos seus projetos de recomendação, seguindo-se um período de debate. E foi assim, entre muita discussão de pontos de vista e votações, que se passou à aprovação, em sede de comissão, do projeto de recomendação a apresentar na sessão plenária.
Depois de todas as alterações efetuadas e dos projetos de recomendação das várias comissões estarem aprovados, encerrou-se o primeiro dia de trabalho com um espetáculo de ginástica e uma atuação de dança. Veio depois o merecido jantar, momento extremamente enriquecedor, pois permitiu o convívio de todos de uma maneira menos formal.
O segundo dia teve início por volta das 10 horas, na sala das Sessões da Assembleia da República, onde deputados de todos os grupos parlamentares responderam às questões colocadas pelos jovens deputados, que já haviam sido previamente escolhidas, nas comissões.
Posto isto, os jovens parlamentares passaram o restante dia em pleno debate para encontrarem o projeto final com todas as medidas que achavam convenientes para a resolução do tema em debate, nomeadamente, "Portugal: assimetrias litoral/interior - que desafios?"
Ao fim de um longo dia de trabalho e com o projeto final concluído, os porta-vozes deixaram os seus votos para a sessão do Parlamento dos Jovens do ano que aí vem e as considerações e reflexões dos dias de trabalho.
O encerramento destes dois dias incríveis, vividos em Lisboa, não poderia ter terminado da melhor forma, com todos os presentes a cantar o Hino Nacional.
Luana Silva (11.º ano), jornalista
Semana das Humanidades
Semana das Humanidades
Realizou-se, de 30 de maio a 1 de junho, a Semana das Humanidades. Esta foi uma semana cujo principal objetivo foi prestar tributo à área, mostrando aquilo que de melhor se faz e, através de algumas atividades, cativar alunos para o seu estudo.
No primeiro dia, foi aberta a exposição de textos de alunos e roupas históricas e alguns alunos do 2.º ciclo declamaram poesia. Pela tarde, uma antiga aluna da escola, Cláudia Barros, estudante de Ciências da Comunicação, visitou-nos e deu uma palestra sobre a sua experiência e a área que estuda.
No segundo dia, a manhã foi animada pelo cantar de poesia trovadoresca, sendo também lúdica a tarde, com a projeção de filmes a cargo dos professores de Francês.
No último dia, a manhã foi dedicada a outra língua: o Espanhol. Pela tarde, realizou-se uma palestra pelos professores Lúcia Ribeiro e Paulo César Pereira, ambos escritores com obras publicadas, na qual se falou sobre a escrita.
Foram três dias animados, em que as matérias humanísticas saíram da sala de aula e estiveram expostas a todos os alunos da Escola.
Resta agradecer a todos os professores e alunos que tornaram possível a concretização deste projeto.
Os alunos do Curso de Línguas e Humanidades



























































