“Opiniões de Segunda” – A droga e os adolescentes
“Opiniões de Segunda” – A droga e os adolescentes
Promete o paraíso, mas acaba por fazer descer as pessoas às profundezas do inferno. É o mundo da droga e da toxicodependência, esse negócio sinistro que se transformou num dos mais chorudos à escala global.
Eis o tema da edição desta semana de “Opiniões de Segunda”. Para Manuel Ribeiro, colocados os prós e os contras numa balança, “veremos que os malefícios superam os seus benefícios, o que se pode comprovar com qualquer toxicodependente.”
É Natal!
É Natal!
É tempo de paz, de alegria, de partilha, de confraternização!
É tempo de família, de abraços, de beijos, de manifestações de carinho!
Mas em 2020 o Natal é diferente, estranho, porque não há abraços, não há beijos…
Já nos habituámos às distâncias, ao digital, ao virtual!
E o amor? Esse está sempre presente! Tem de estar!
É esse amor e carinho que os alunos do 9º ano, com uma jovilialidade contagiante, quiseram transmitir a todo o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, através das suas mensagens de Natal, trazendo alguma luz a estes tempos tenebrosos, na tentativa de celebrar, deste modo, o espírito natalício.
E porque o Natal tem de ser vivido envolto num manto de amor e luz, desejamos a todos festas felizes, em segurança, com saúde. e que o novo ano 2021 nos traga a esperança de muitos Natais!
Os alunos de Francês do 9º ano
Festa de Natal na Escola Básica de Crasto
Festa de Natal na Escola Básica de Crasto
A Escola Básica de Crasto realizou a sua Festa de Natal, de acordo com o momento que todos estamos a viver.
Apesar da pandemia, o espírito festivo desta quadra foi devidamente celebrado num espetáculo que aqui se partilha com os nossos encarregados de educação, uma vez que a sua presença não foi possível, e demais comunidade educativa.
Os professores/educadoras da EB Crasto
Clube de Ciência Viva promove atividade “Biodiversidade num charco”
Clube de Ciência Viva promove atividade “Biodiversidade num charco”
Nos passados dias 10, 11 e 15 de dezembro, decorreu, na Escola Secundária de Ponte da Barca, um workshop sobre a “Biodiversidade num Charco”.
Durante a atividade, os alunos dos 5.º e 8.º anos puderam aprender conceitos sobre os charcos, como se criam e se monitorizam, qual a sua importância para o ecossistema e quais as suas ameaças.
Mais de duas centenas de alunos observaram, à lupa binocular, diversos organismos, desde a flora à fauna. Assim, puderam conhecer aspetos sobre a morfologia de alguns seres vivos que nunca tinham observado.
Os alunos mostraram um elevado interesse e alegria em participar na atividade que foi organizada pelo Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e dinamizada por duas cientistas da Casa de Ciência de Braga, cujos conhecimentos e profissionalismo muito contribuíram para o sucesso da atividade.
Prof. Sérgio Oliveira,
coordenador do Clube de Ciência Viva
Dança Sincronizada

Boas Festas - Rancho Folclórico do Agrupamento
Boas Festas - Rancho Folclórico do Agrupamento
Sarau de Poesia celebra o Natal
Sarau de Poesia celebra o Natal
O último dia de atividades letivas deste 1.º período ficou assinalado por um sarau de poesia, promovido pela Biblioteca Escolar.
Através de uma plataforma digital, alunos dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade deram voz ao espírito desta quadra festiva, celebrando os valores da paz, da solidariedade e da fraternidade universais.
A esta atividade associou-se ainda o Diretor do Agrupamento de Escolas, para além de familiares dos participantes e de docentes da equipa da Biblioteca Escolar.
Na sua mensagem final, o Diretor felicitou os leitores pela forma como souberam interpretar, através da poesia, a luz da fraternidade e da comunhão de ideias, tão celebrada nesta época.
A todos – alunos e respetivas famílias –, Carlos Louro deu os parabéns pela partilha realizada, a partir da Biblioteca, e desejou um Bom Natal e dias felizes, em que todos nos sintamos verdadeiramente humanos e próximos uns dos outros.
Biblioteca Escolar
Clube de Leitura promove partilha de experiências
Clube de Leitura promove partilha de experiências
“Os Piratas – Teatro”, de Manuel António Pina, foi a obra que esteve no centro da conversa, na primeira sessão do Clube de Leitura de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Promovida pela Biblioteca Escolar, a atividade do Clube “Livros e Letras” proporcionou um momento de partilha de experiências de leitura e de debate de ideias, alargando horizontes, a partir de uma obra previamente lida.
Para além da problemática da pirataria e dos inúmeros tesouros perdidos no fundo dos mares, a conversa permitiu ainda uma interessante viagem por um conjunto de valores humanistas, como a amizade, a solidariedade, o altruísmo, e também uma reflexão sobre o sentimento de perda.
Biblioteca Escolar
Alunos publicam livro a favor dos Bombeiros
Alunos publicam livro a favor dos Bombeiros
Acaba de ser publicado “O Cavaleiro da Dinamarca EnQuadrado”, um livro produzido por três turmas do 7.º ano, sob a liderança da professora de Português, Rosa Maria Arezes.
Iniciado no último ano letivo, o projeto, devido aos constrangimentos da pandemia, só agora viu a luz do dia, numa sessão em linha que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, do Diretor do Agrupamento de Escolas, dos alunos envolvidos, de encarregados de educação e também de professores.
Publicada com o patrocínio do Município de Ponte da Barca, o montante angariado com a distribuição da obra será oferecido à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, num gesto de cidadania ativa que faz questão de aplaudir o meritório e abnegado trabalho altruísta dos nossos Soldados da Paz.
Este foi, aliás, um aspeto elogiado pelo Presidente da Câmara Municipal, para quem os bombeiros têm feito um trabalho notável e merecedor de todo o carinho, pelo que esta decisão de “cuidar de quem nos cuida é um gesto muito nobre”, referiu.
Augusto Marinho felicitou os promotores e participantes nesta “excelente iniciativa”, a quem – disse – a Autarquia tem muito gosto em associar-se, uma vez que se trata de um trabalho encantador que prova, mais uma vez, que, se formos capazes de dar as mãos e de colaborar, conseguimos coisas maravilhosas.
A oportunidade da publicação do livro foi também realçada pelo autarca, tendo em conta a quadra natalícia que atravessamos e ainda o facto de, à semelhança do cavaleiro, também nós, atualmente, estarmos a ser desafiados a vencer muitas adversidades, para conseguirmos atingir os nossos objetivos.
Também o Diretor do Agrupamento enalteceu o gesto de cidadania presente na dimensão solidária do projeto, porque demonstra que estes alunos estão a aprender a ser e a estar em sociedade.
Carlos Louro agradeceu a todos quantos tornaram possível a concretização do livro que – segundo afirmou – é motivo de grande satisfação, até porque, entre outros aspetos, mostra que a escola não parou, apesar da pandemia.
Outra ideia sublinhada pelo Diretor teve a ver com as dinâmicas implementadas ao longo do processo. Dentro do atual sistema de ensino, trata-se de uma obra de significado muito importante, na medida em que testemunha o trabalho de articulação em comunidades educativas, valorizando competências no contexto de uma dinâmica de aprendizagem abrangente, mobilizadora e colaborativa.
Uma dinâmica colaborativa
Na sequência da celebração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner (2019) e do estudo de “O Cavaleiro da Dinamarca” (1964), obra proposta para leitura no 7.º ano, as turmas em causa abraçaram o desafio de reescrever em verso a narrativa apresentada em prosa.
Neste trabalho de leitura e de reconto poético, optaram pela quadra popular em redondilha maior. Fazendo apelo à expressão plástica, alargaram o trabalho à disciplina de Educação Visual e, sob a orientação dos professores Julieta Mendes e José Carlos Sousa, trataram da produção de ilustrações.
Neste processo, entrou ainda a disciplina de Geografia e a professora Ilda Veloso, traçando o percurso da longa peregrinação do cavaleiro, da Dinamarca à Palestina e vice-versa. A disciplina de TIC e o professor Carlos Seco também foram chamados ao processo, com o objetivo de publicar uma edição digital do livro.
A Biblioteca Escolar foi envolvida com a elaboração do enquadramento da obra, tendo em vista uma leitura mais abrangente dos múltiplos códigos presentes, assim como a professora Sílvia Barbosa, que trouxe o seu contributo técnico na montagem de um espetáculo que subirá a palco para celebrar a obra, logo que a situação pandémica o permita.
Com toda esta dinâmica, concretizou-se um DAC (Domínios de Autonomia Curricular), no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, promovendo-se a articulação e o trabalho colaborativo.
Prof. Rosa Maria Arezes


















