Diário de Bordo: Visita de Estudo ao Porto

Imprimir
Terça, 10 março 2015 Escrito por Administrador

Diário de Bordo: Visita de Estudo ao Porto

    

  

“Foi no dia 19 de fevereiro que, por volta das 08.30h, se deu início à tão aguardada visita de estudo do 8.º ano ao Museu “World of Discoveries”, localizado no Porto, mais precisamente, junto à Alfândega.

Chegamos à Cidade Invicta por volta das 10.00h, decorridos muitos quilómetros de cantorias e euforia a que as saídas com a Escola nos habituaram. Espreitamos pelo autocarro a Ribeira, a Igreja de S. Francisco, o Palácio da Bolsa, entre outros magníficos monumentos que nos rodeavam.

Após um reconfortante lanche, seguimos para o Museu, onde fomos recebidos no local de embarque, com grande simpatia, pelo capitão, que nos deu algumas recomendações, de forma a podermos usufruir ao máximo da visita.

Na entrada, visualizamos uma pequena animação na qual estava presente em grande destaque o Infante D. Henrique, impulsionador dos Descobrimentos e portuense, que nos apresentou alguns dos aspetos mais relevantes da sua vida e das Descobertas e Conquistas do seu tempo.

Terminada a introdução, e após uma breve conversa com Luís de Camões, encaminharam-nos para a primeira sala.

(…) Continuamos a viagem, acompanhados por outras personalidades dos séculos XV e XVI. A segunda divisão apresentava grandes nomes das ciências, cultura e navegação, informações sobre os continentes e o mundo conhecido num globo interativo e mapas da época.

(…) Nos pequenos barcos do Museu, partimos do Porto, navegamos até Lisboa, conquistamos Ceuta e a costa africana, onde contactamos com tribos indígenas, evangelizamos os que desconheciam Deus, comercializamos na Índia, na China, no Japão e em Timor, descobrimos o Brasil e entramos na boca do gigante Adamastor, passando o Cabo da Boa Esperança com sucesso e distinção, correspondendo, assim, à excelência que os marinheiros portugueses outrora demonstraram.

A rota tinha chegado ao fim e o regresso ao século XXI era inevitável. Abandonamos o cais na expectativa de um retorno próximo, mas o cheiro a maresia ainda nos afagava o coração.

Com uma pequena lembrança de toda aquela aventura, partimos decididamente mais completos, não somente enquanto estudantes, mas, sobretudo, como orgulhosos portugueses!”

Excertos do relatório da Visita de Estudo de Sara Arezes, 8.º C

“(…) Esta Visita de Estudo foi muito gratificante para adquirir novos conhecimentos sobre os Descobrimentos.”

Excerto do relatório da Visita de Estudo de Andreia Moreira, 8.º C

“(…) Na minha opinião, foi uma visita interessante e animada que nos ajudou a relembrar aspetos já tratados na disciplina de História e a aprofundar o nosso conhecimento (…).”

Excerto do relatório da Visita de Estudo de Mariana Rodrigues, 8.º C

“(…) Tal como todas as coisas boas, esta aventura chegou ao fim, eu acredito que todos nós saímos dela com mais orgulho de sermos portugueses, de termos a correr nas veias o sangue deste povo destemido, do que aquele que já tínhamos antes de partir nesta aventura.”

Excerto do relatório da Visita de Estudo de Maria Armanda Cerqueira, 8.º C

Fotografias das alunas Maria Armanda Cerqueira e Mariana Rodrigues, do 8.º C

As professoras Elisabete Rodrigues e Maria José Gonçalves

 


 

Powered by Best internet security
(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca