Autores Locais

 

Viagem pela Vida, Obra e Legado de Fernão de Magalhães

Fernão de Magalhães

Um trabalho em que se fala das origens barquenses e do percurso heroico do navegador, de Lisboa ao Oriente, do norte de África a Sevilha, até se fazer ao mar, capitaneando uma das mais arrojadas epopeias marítimas de todos os tempos.
Para além do relato da viagem (1519-1522), apresentam-se alguns traços do impacto deste feito épico, que deu novos mundos ao mundo e ofereceu à Humanidade uma notável herança científica, cultural, civilizacional.

 

Diogo Bernardes – O Poeta do Lima

Diogo Bernardes

A vida e a obra de um Barquense ilustre, um dos poetas maiores da Literatura Portuguesa, cuja vida encheu o século XVI.
Cantor das fontes e dos rios – os pátrios Lima, Vade e Vez –, Bernardes sentiu como poucos a melancolia da paisagem, nomeadamente, a minhota, e a harmonia entre o Homem e a Natureza. Bucólico renascentista, é o Barquense mais conhecido e mais prestigiado... E a sua presença continua bem viva na terra que o viu nascer!

 

Frei Agostinho da Cruz: Vida e Obra do Venerável Poeta

Frei Agostinho da Cruz

A vida e a obra do venerável poeta Barquense, que morreu com faça de santidade, a 14 de março de 1619. Tinha 78 anos de idade e 58 de Hábito, dos quais 14 fora eremita na serra da Arrábida.
Deixou um precioso legado: uma obra literária que reflete uma profunda inquietação existencial e uma forte inspiração religiosa e bucólica, que se traduz num canto sublime da comunhão – porventura, mística – do Homem com a Natureza.
Segundo Teixeira de Pascoaes, é “o poeta mais sincero e lusíada que Deus abençoou.”

 

Cypriano Joseph da Rocha (1685-1746): Uma vida entre Ponte da Barca e o Brasil

Cypriano Joseph da Rocha

Percurso de um Barquense que partiu para o Brasil, onde desenvolveu intensa atividade, ao nível da administração, da construção de infraestruturas, da exploração de rios, do “descobrimento” de novas terras ricas em ouro, da fundação de povoações.
É o autor das célebres “Cartas”, consideradas a certidão de batismo do Sul de Minas Gerais. Ocupa, por isso, um lugar de eleição “no imaginário coletivo” desta vasta região, assumindo-se como uma figura singular na construção de laços que perduram entre Ponte da Barca e a história e a identidade de muitas Terras do Brasil.

 

"Nos caminhos de Diogo Bernardes"

Um estudo do Prof. António Rocha que apresenta uma visão genérica dos aspetos mais relevantes da vida e da obra do "Príncipe dos Poetas Líricos".
Trata-se de um convite para um conhecimento mais aprofundado de um dos grandes vultos da Cultura Portuguesa do séc. XVI. O apelo é tanto mais premente quanto é verdade que Diogo Bernardes, para além de um dos Barquense mais ilustres de todos os tempos, é o patrono da Escola-sede do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

 

"Frei Agostinho, o poeta da Cruz"



Da autoria do Prof. Luís Arezes. Ao longo de três capítulos, são abordados a vida, a obra e o perfil literário de outro ilustre autor local, considerado por Afonso Lopes Vieira como um "dos maiores poetas portugueses e um herói do Espírito".

logos rodape 2425 v3

(C) 2012-2025, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca