Dia da Europa: Porque a Europa celebra-se todos os dias!
Dia da Europa: Porque a Europa celebra-se todos os dias!
O calendário oficial marca o Dia da Europa a 9 de maio, mas no nosso Agrupamento acreditamos que os valores europeus se vivem diariamente. Por isso, a 15 de maio, prolongámos a celebração e assinalámos, com entusiasmo, os 40 anos de Portugal na União Europeia.
A manhã abriu ao som do Hino da Europa, numa interpretação instrumental que criou o ambiente perfeito: Rose (11.ºC) ao piano e Carolina Cerqueira (8.º C) ao violino. Seguiu-se o momento cultural, protagonizado pelas alunas do 7.º D (Clara e Letícia), que apresentaram uma leitura teatral original sobre “os 40 anos de casamento entre Portugal e a Europa”.
O momento central contou com a intervenção de José Ricardo Sousa, da Europe Direct, que refletiu sobre o papel atual e futuro da UE, incentivando os alunos a assumirem-se como cidadãos ativos, críticos e conscientes. A iniciativa decorreu em duas sessões (10h20–11h50 e 11h55–13h25), reunindo mais de uma centena de alunos do 7.º, 10.º e 11.º anos, cujo empenho demonstrou o interesse e o sentido de pertença a esta comunidade.
O encerramento foi marcado pela atuação de Gabriel Lopes, que interpretou o Hino da Barca ao som da concertina, unindo a nossa identidade local ao espírito europeu. Paralelamente, os blocos B e C acolheram a exposição fotográfica “Portugal antes e depois da entrada na União Europeia (40 anos)”, um percurso visual que ilustrou as transformações sociais, económicas e culturais do país nas últimas quatro décadas.
Celebrar a Europa vai muito além de uma data no calendário. É reconhecer o valor da paz, da democracia, da liberdade de circulação e do encontro entre povos. E nós, mesmo com a celebração a 15 de maio, fizemos jus ao verdadeiro espírito europeu: aberto, curioso e presente todos os dias.
As docentes de Geografia agradecem, o auxílio das assistentes operacionais Alexandra e Maria José na montagem da exposição.
Grupo de Geografia do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca














