Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou na Roboparty

Quarta, 27 março 2024

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou na Roboparty

2403 roboparty01 2403 roboparty02 2403 roboparty03

2403 roboparty04 2403 roboparty05 2403 roboparty06

A RoboParty é um evento anual, iniciado no ano 2009 e é organizado pelo Departamento de Eletrónica, da Universidade do Minho, Polo de Azurém, Guimarães.

É uma competição de robótica dirigida a estudantes, nomeadamente estudantes, onde os participantes constroem e programam carros robôs para competir em diversos desafios.

O evento também inclui workshops, palestras e atividades práticas relacionadas com a robótica e programação.

Na RoboParty, as equipes recebem um kit de robô e um conjunto de desafios para completar dentro de um prazo limitado. Os desafios geralmente envolvem navegar por obstáculos, competir contra outros robôs com carros segue-linha e ainda com jogo de mesa/Challenge e por fim, com interações de grupos, na atividade de Robôs Dançantes, de forma (quase) sincronizada.

A RoboParty oferece uma valiosa experiência de aprendizagem aos participantes, permitindo-lhes desenvolver as suas habilidades em letrónica (montagem integral do carro robô), robótica, programação, além da resolução de problemas e trabalho em equipe. Também serve como plataforma de networking e colaboração entre estudantes, educadores e profissionais da área de robótica e tecnologia.

Os nossos alunos do 7º ano de escolaridade, Dinis Pena e João Tiago Rocha, em conjunto com os alunos do 6º B, Ana Carolina Gregório, Simão Antunes, Miranda Lopez e Núria Gonçalves, acompanhados pelos professores António Galvão e Rui Gomes, participaram naquele evento, de forma responsável e empenhada, trazendo experiências inesquecíveis para as suas vidas.

Cabe informar que as nossas 2 equipas foram as mais jovens participantes na RoboParty 2024.

Pode-se afirmar que regressaram muito enriquecidos com as vivências proporcionadas por aquele evento e mais conhecedores das potencialidades oferecidas pela técnica e tecnologia ligadas aos robôs e à eletrónica.

Os professores acompanhantes dos alunos agradecem publicamente à direção da escola a disponibilidade demonstrada desde o primeiro instante, para que os miúdos pudessem transformar os seus sonhos em realidade.

Com alunos e professores mais ricos em experiências e conhecimentos, mais rico fica o nosso Agrupamento e mais diversificadas poderão vir a ser as atividades curriculares e extracurriculares do mesmo.

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca