De mãos dadas com os livros! - CONCURSO DE LEITURA MOBILIZA ALUNOS DO 3.º CICLO E DO SECUNDÁRIO

Sexta, 20 janeiro 2023

De mãos dadas com os livros!

CONCURSO DE LEITURA MOBILIZA ALUNOS DO 3.º CICLO E DO SECUNDÁRIO

2301 concurso de leitura01 2301 concurso de leitura02 2301 concurso de leitura03 2301 concurso de leitura04

Na manhã de quarta-feira, pelas 10h20, fez-se silêncio, no polivalente, na cantina, no auditório e na Biblioteca da Escola Secundária, e o prato servido foi de sabor diferente, embora bem apetecível: alunos do 3.º Ciclo e do Secundário tiveram a oportunidade de demonstrar, no tradicional Concurso de Leitura, o seu gosto pela leitura.

Em ano de celebração do centenário de José Saramago, impunha-se uma obra deste grande mestre da arte de escrever! “O Conto da Ilha Desconhecida” foi a obra escolhida para o escalão do 3.º Ciclo, que levou 84 alunos à procura de significados escondidos por detrás de uma bela viagem metafórica de caravela que, afinal, não precisou de sair do porto para se encontrar a si própria.

Esta descoberta interior, a partir da temática da viagem que pôs em cena personagens típicas dos contos (o Rei egocêntrico e presunçoso, um homem destemido e aventureiro, um capitão sábio e prudente, uma mulher decidida e astuta), reflete a busca incessante dos mais profundos sentidos da existência humana.

Por sua vez, 58 alunos do Secundário sentiram o desafio de mostrar a sua competência leitora a partir do livro “O Acontecimento”, de Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura 2022.

Trata-se de um romance poderoso que se desenvolve à volta da problemática do aborto, explorando a condição feminina e o universo interior da protagonista, marcado pelo sofrimento, justiça, trauma e muitas sombras.

 

Uma “Escola a Ler”

Recorde-se que o Concurso de Leitura – que é já uma atividade clássica que mobiliza todo o Agrupamento de Escolas – insere-se no âmbito Plano Nacional de Leitura e tem como objetivo central promover o gosto pela leitura e pelo livro.

Organizado pelo Grupo Disciplinar de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, desenvolve-se no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, que patrocina os prémios dos três melhores resultados em cada escalão, e, este ano, pela primeira vez, foi operacionalizado com recurso a ferramentas digitais, tendo em vista o exercício e aprofundamento desta literacia.

Os três primeiros classificados em cada um dos escalões vão, agora, ser indicados para representar a Escola e o Concelho na fase intermunicipal CIM Alto Minho do Concurso Nacional de Leitura.

Como dizia, sabiamente, José Saramago, um dos autores escolhidos, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar num lugar”. Fica o desafio de continuarem a viajar com este brilhante conto e de embarcarem numa aventura interior à descoberta da “ilha desconhecida” que há em cada um de nós!

Os excelentes resultados obtidos refletem o interesse que suscita a descoberta de novas leituras. Uma justa felicitação, por isso mesmo, a todos os alunos envolvidos, que dão vida à aposta prioritária de uma “Escola a Ler”!

A Organização

 


 

(C) 2012-2023, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca