AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DIVULGA PRÁTICAS DE REFERÊNCIA

Domingo, 04 setembro 2022

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DIVULGA PRÁTICAS DE REFERÊNCIA

2209 praticas refencia01 2209 praticas refencia02

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca aceitou o desafio de participar na realização de vídeos de divulgação de Práticas de referência AFC – Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Neste contexto, os professores Lucília Oliveira e Emanuel Cruz levaram a cabo um trabalho, tendo como ponto de partida um DAC, que envolveu as disciplinas de Português e de Técnicas de Multimédia, integrado no projeto “IAmART”, com o objetivo de reportar abordagens metodológicas diversificadas, a partir dos princípios da equidade e da qualidade das aprendizagens.

Disponibilizamos, agora, a toda a comunidade educativa a produção do recurso relativo ao nosso Agrupamento de Escolas, através da seguinte hiperligação: https://youtu.be/6E-0AWw388U.

A difusão destes filmes teve como ato inaugural o 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022, que se realizou em junho, com a participação de cerca de 800 convidados, seguindo-se duas iniciativas editoriais que estarão concluídas a breve trecho, a saber, uma página eletrónica e uma publicação, que reúnem este manancial de vivências.

Recorde-se que, no âmbito da AFC, com a publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, as escolas foram encorajadas a realizar o extraordinário exercício de (re)pensarem as suas práticas, em prol da equidade e da qualidade das aprendizagens para todos os alunos.

Do compromisso conjunto dos agentes educativos – Escolas e representantes AFC –, têm surgido meritórias soluções de trabalho colaborativo e cooperativo, de transformação organizacional, de gestão dos alunos e do trabalho, de interdisciplinaridade e articulação do currículo e de modalidades de avaliação ao serviço do ensino e das aprendizagens.

Professores Lucília Oliveira e Emanuel Cruz

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca