Exposição “Fernão de Magalhães: 500 anos da Partida”

Quinta, 29 abril 2021

Exposição “Fernão de Magalhães: 500 anos da Partida”

2104 exposicao fm02 2104 exposicao fm03 2104 exposicao fm04

2104 exposicao fm05 2104 exposicao fm06 2104 exposicao fm07 2104 exposicao fm08 2104 exposicao fm09

Encontra-se patente ao público até ao dia 11 de maio, no bloco C da Secundária de Ponte da Barca, a exposição “Fernão de Magalhães: 500 anos da Partida”.

A mostra assinala a passagem dos 500 anos da morte de Magalhães, ocorrida a 27 de abril de 1521, na ilha de Mactan, no arquipélago de São Lázaro, pouco depois designado das Filipinas, em homenagem ao príncipe Filipe.

Organizada pelas equipas da Biblioteca Escolar e do Plano Nacional das Artes, a exposição traça o percurso de vida do navegador, apresentando a questão da naturalidade, a sua vida em Lisboa e pelo Oriente, ao serviço de Portugal, a sua passagem pelo Norte de África e a partida para Sevilha.

Particular destaque é dado aos painéis dedicados à viagem da Armada das Molucas, que acabaria por se tornar na primeira viagem de circum-navegação em continuidade, à morte do Navegador e ao extraordinário legado científico, cultural e civilizacional deste vulto da Humanidade.

 

Mural celebra a viagem

A exposição conta ainda com o contributo de vários trabalhos que conferem ao espaço um ambiente ainda mais inspirador, da autoria de Eduardo Fernandes, Catarina Sousa, Irina Almeida, Júlia Crepaldi e Vanessa Prado, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e do Curso de Artes. Lugar central ocupa a nau quinhentista construída com a colaboração de alguns encarregados de educação da turma 3.º C no ano letivo 2019/20, sob orientação do professor Óscar Sousa.

E foram, precisamente, os alunos do curso científico-humanístico de Artes Visuais que, no último ano letivo, conceberam e agora realizaram um mural, à entrada do bloco onde está patente a exposição, para assinalar a viagem de circum-navegação. O quadro comemorativo ficará brevemente concluído com a pintura da figura central, Fernão de Magalhães.

Ainda no âmbito da passagem dos 500 anos da morte do navegador, as equipas da BE e do PNA do Agrupamento produziram diversos recursos educativos, nomeadamente, um Quizz e QR Codes sobre a vida e a viagem de Magalhães e um roteiro no Google Earth WEB, seguindo o itinerário da expedição, ao longo de três anos.

Aproveitando a exploração dos locais de passagem do nosso navegador e da sua armada, o “viajante” é remetido para diversos recursos, nos mais variados suportes, tendo em vista o aprofundamento dos seus conhecimentos, capacidades e atitudes em múltiplos domínios.

De uma forma dinâmica, pretende-se que os utilizadores, através da resolução dos desafios lançados, exercitem as literacias da leitura, da informação e digital, participando com autonomia e responsabilidade na construção do seu conhecimento.

Estas ações surgem na sequência do vasto trabalho que o Agrupamento tem desenvolvido para assinalar esta odisseia épica e, ao mesmo tempo, aprofundar a história e a identidade locais, cultivando a memória e a consciência da cidadania global inspirada na figura de Fernão de Magalhães, que tem as suas raízes na Terra da Nóbrega, havendo mesmo fortes indícios de que terá nascido por estas paragens.

Toda esta ação só foi possível graças à conjugação de um conjunto alargado de entusiasmos que mobilizaram sinergias, envolvendo o Diretor, Dr. Carlos Louro, as equipas da BE e do PNA, o Grupo de Artes Visuais, as assistentes operacionais do bloco C e a professora Isabel Gonçalves. A todos, muito obrigado!

A Organização

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca