Alunos do 1.º Ciclo participam em animação teatral

Quinta, 26 novembro 2020

Alunos do 1.º Ciclo participam em animação teatral

  2011 animacao teatral02 2011 animacao teatral03 2011 animacao teatral04 2011 animacao teatral05

Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa teatralização inspirada na obra “A Lágrima”, de Guerra Junqueiro, com ilustração de Susana Lima.

O trabalho foi dinamizado pelo ator e contador de histórias Rui Ramos, que, ao longo de dois dias, visitou as Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios, de Crasto e Diogo Bernardes, apresentando aos miúdos uma interpretação muito interessante do livro selecionado para o concurso de leitura do 1.º Ciclo.

Para além da interação criada, a animação permitiu um contacto com os múltiplos códigos da linguagem teatral, desafiou a imaginação e a criatividade dos participantes e promoveu a apetência pelo livro e pela leitura.

Entre os valores trabalhados, destacam-se os da solidariedade e da justiça social, para além de uma forte mensagem ao nível da educação ambiental e protecção da natureza.

Os encontros foram preparados pela equipa da Biblioteca Escolar, que, na “Hora do Conto”, fez com cada uma das turmas a leitura expressiva da obra, e pelos respetivos professores titulares, que, posteriormente, exploraram “A Lágrima”.

Recorde-se que esta atividade se desenvolveu no âmbito da parceria existente, desde há vários anos, entre o Agrupamento de Escolas e as edições “Opera Omnia”.

Biblioteca Escolar

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca