Fotógrafo profissional dinamiza workshop com Curso de Multimédia (10.º E)

Sexta, 13 novembro 2020

Fotógrafo profissional dinamiza workshop com Curso de Multimédia (10.º E)

  2011 workshop sergio02 2011 workshop sergio03 2011 workshop sergio04

No passado dia 3 de novembro, realizou-se, no âmbito da promoção da inter-relação da comunidade educativa com o exterior, um workshop sobre fotografia, na disciplina de Design de Comunicação e Audiovisuais, com a professora Julieta Mendes e a turma do 10.º E do Curso Profissional de Multimédia, tendo como convidado o fotógrafo Sérgio Gonçalves.

Num diálogo pautado pela espontaneidade e pela proximidade, o convidado, que começou a trabalhar na área aos 19 anos de idade, falou do presente e do futuro da atividade de fotógrafo, assim como do seu percurso profissional.

Ao longo da interessante conversa que manteve com os alunos, respondeu a todas as perguntas, partilhando a sua experiência de vida e a paixão que o motiva no exercício da sua atividade profissional, ao mesmo tempo que exemplificava as várias etapas do processo de fotografia com recurso a equipamentos diversos.

Confidenciou que o segredo de qualquer área profissional está na persistência, na força de vontade, na imaginação e na procura da superação contínua. Segundo o depoimento de alguns alunos, “a vinda do fotógrafo Sérgio Gonçalves à escola serviu de incentivo para que nunca se desista dos sonhos. Revelou que, também ele, foi aluno desta Escola, contando como conseguiu evoluir, tendo criado a sua própria empresa. Apresentou alguns dos seus trabalhos, explicando algumas técnicas e diferentes planos e ângulos para conseguir obter boas imagens. Apesar das dificuldades encontradas, conseguiu ultrapassá-las, revelando que as críticas servem sempre como incentivo e motivação para melhorar a sua performance.”

Com esta atividade, os alunos não só exercitaram os domínios da oralidade e da escrita, mediante a interação e o relatório que produziram, como também aprofundaram a sua apetência para a fotografia.

Sérgio Gonçalves tirou o curso de Fotografia Profissional, tendo participado em workshops e feiras, entre outros eventos, no NKG Filmes. “Compareceu na escola, não como educando desta instituição, mas, sim, enquanto profissional da área fotográfica, para testemunhar a sua experiência, resumir um pouco do seu trabalho e incentivar a batalhar por um futuro promissor, uma vez que tudo é possível, e ele próprio sente-se prova viva disso.

Ficou verdadeiramente grato pelo convite de estar na Escola, Escola onde cresceu e deu os primeiros passos de um sonho que hoje se encontra realizado. Onde, “há uns anos atrás enquanto aluno, não estava perto sequer de imaginar hoje estar aqui, não a aprender, mas a contribuir para a aprendizagem de novos colegas de área.”

E aproveitou, também, para felicitar a Escola pela iniciativa de convidar profissionais, proporcionando, assim, “um conhecimento mais alargado aos estudantes, que um dia, com muito esforço e trabalho árduo, serão certamente grandes profissionais na área.”

A Organização

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca