Crianças da Escola de Crasto Opinam e Sonham em "Conversas Gigantes"

Sexta, 16 outubro 2020

Crianças da Escola de Crasto Opinam e Sonham em "Conversas Gigantes"

"Passamos o primeiro ano de vida de uma criança a ensiná-la a andar e falar,
e o resto da sua vida a calar-se e a sentar-se.
Algo está errado!"
Neil de Grasse Tyson

2010 crasto diario do minho04 2010 crasto diario do minho05

2010 crasto diario do minho02 2010 crasto diario do minho03

Através de uma cooperação com a Associação "Soy Niño, Sou Criança”, as crianças do 2.º ano da Escola Básica de Crasto participaram nas "Conversas Gigantes, sobre, para e com as crianças", publicadas no Jornal "Diário do Minho" do dia 12 de outubro.

"Soy Niño, Sou Criança" propõe desafios inovadores ao pensamento crítico, à palavra respeituosa e à participação sensível das crianças nos meios de comunicação, tendo como eixos de trabalho a “Educomunicação, o Ambiente e a Cidadania Infantil”, focando os seus esforços em fortalecer o lugar da criança na sociedade como pessoa e cidadã.

Esta atividade, em que a turma 2CR foi convidada a participar, formando parte da rede de correspondentes infantis das "Conversas Gigantes", resultou numa página de jornal em que, de forma simples e muito profunda, expuseram as suas opiniões, as suas inquietudes e os seus sentimentos face a assuntos como as aulas em casa, a pandemia, a saudade, o coronavírus, o tempo on-line e a vida real.

A turma participou também com pontos de vista e opiniões muito próprias sobre a estória que lhe foi proposta: "A ovelha que chocou um ovo" da autora Gemma Merino, em que foram abordados temas como os livros, a imaginação, a natureza, a empatia e o verdadeiro sentido da amizade.

Com a certeza de que a criança que participa com as suas opiniões desenvolve melhor o autoconhecimento, a autoestima, o sentimento de pertença e a autonomia, continuaremos a fomentar o diálogo, a liberdade de expressão e a troca de opiniões.

Arminda Alves,
Professora da Turma 2CR

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca