A toda a comunidade escolar!

Sexta, 11 setembro 2020

A toda a comunidade escolar!

Estamos prestes a iniciar um novo ano letivo.

Quando, no decurso da próxima semana, nos reencontrarmos com alunos e famílias, partilharemos incertezas e dificuldades que antecipamos e, sobretudo, o comprometimento e vontade de continuar a oferecer aos nossos alunos um serviço educativo de qualidade. Que seja, simultaneamente, ajustado à complexidade destes tempos e inovador. Capaz de encontrar soluções para desafios nunca antes experimentados. E queremos fazê-lo em segurança!

Sabemos, pelo saber acumulado nas experiências dos anos anteriores, que os recursos humanos e físicos do Agrupamento são essenciais para cumprir os objetivos do nosso projeto educativo. E também sabemos que é da articulação da vontade dos alunos em aprender, com o apoio das famílias e o empenho e profissionalismo dos profissionais da escola, que resulta a formação de melhores cidadãos, dotados de mais conhecimentos. Adequados aos desafios destes tempos.

O próximo ano letivo marca o regresso ao ensino presencial. Depois de seis meses de separação. Com novas normas de convivência. Que temos de cumprir. Para bem de todos. Porque aquilo a que aspiramos, no Agrupamento, é que, todos, em conjunto, sejamos capazes de assegurar, a todos os alunos, aprendizagens relevantes e contribuir para o seu bem-estar!

Assim, na sequência do trabalho de preparação que estamos a realizar, vimos divulgar um conjunto de informações importantes.

O ano letivo começa a 17 de setembro, quinta-feira, para todos os alunos, em todas as escolas do Agrupamento.

E a partir dessa data, apenas alunos, professores, funcionários e algumas outras pessoas imprescindíveis à atividade escolar acederão às quatro escolas do Agrupamento.

Os espaços físicos das escolas estão ajustados às novas exigências da convivência social. Além do uso obrigatório da máscara, do distanciamento físico e do cumprimento das regras de etiqueta respiratória, estarão definidos circuitos internos de circulação e acesso que devem ser respeitados. E todas as turmas terão uma sala fixa, onde cada aluno ocupará o mesmo lugar até ao final do ano. Os espaços sociais (recreios, refeitórios), limitados, terão regras de utilização muito rigorosas.

Durante a próxima semana, através do(a) educadora / professor titular /diretor de turma, serão comunicadas todas as informações relevantes, com recurso aos meios de comunicação habituais: correio eletrónico e plataforma classroom. Mas também, apesar de reduzidos, através de contactos pessoais. E no dia 16 de setembro os encarregados de educação de alguns anos de escolaridade serão recebidos nas salas que os filhos vão ocupar.

Tal como antecipávamos em março passado, vamos regressar diferentes à escola. Regressamos com uma experiência de vida que nunca antecipamos! Mas regressamos, por isso, mais fortes e melhores cidadãos!

Conscientes que o cumprimento das mais elementares regras de respeito pela saúde pública é imprescindível!

Conscientes de que o trabalho de todos, em conjunto, vai fomentar, para todos, um excelente ano letivo! Apesar das dificuldades acrescidas!

Ponte da Barca, 11 de setembro de 2020 (o ano da pandemia)
Carlos Alberto Louro
Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca