O livro é um tesouro que nos faz sonhar e crescer – defende a ilustradora Susana Lima

Quarta, 24 junho 2020

O livro é um tesouro que nos faz sonhar e crescer

– defende a ilustradora Susana Lima

  

Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa animada sessão com a ilustradora Susana Lima.

Tendo em conta os atuais constrangimentos resultantes da pandemia, a sessão decorreu através da plataforma digital “classroom”, tendo entusiasmado os participantes, que chegaram a ultrapassar as duas centenas.

A ilustradora conduziu uma interessante viagem pelo livro, um verdadeiro tesouro que – nas suas palavras – fica para a vida e nos faz sonhar, imaginar e crescer.

Susana Lima começou por explicar, com recurso a imagens, como nasce um livro, apresentando as várias etapas, desde a ideia inicial até à escrita, ilustração, design, impressão, chegada à livraria ou à biblioteca e, finalmente, a leitura.

Num segundo momento, partilhou com os alunos e respetivos professores a sua dinâmica criativa, nomeadamente a técnica do desenho / ilustração digital, o processo de criação de cenários e de personagens e o ambiente digital em que as realiza.

A título exemplificativo, mostrou e leu algumas passagens do livro “Pequenos Corações Verdes”, de João Manuel Ribeiro com ilustrações de Susana Lima, e, a terminar, deixou um desafio aos alunos: redação de um pequeno texto / mensagem sobre a proteção da Natureza, acompanhado de uma ilustração.

Esta foi mais uma atividade que aconteceu no âmbito da parceria existente entre o Agrupamento e as edições Opera Omnia e a sua organização esteve a cargo da Biblioteca Escolar, em articulação com o Departamento do 1.º Ciclo.

A Organização

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca