Regresso às atividades letivas presenciais

Segunda, 11 maio 2020

Regresso às atividades letivas presenciais

A escola, na sequência da pandemia da Covid-19, foi desafiada a reorganizar-se e a reinventar-se. Duma forma absolutamente notável, em Portugal, a escola, num curto espaço de tempo, encontrou respostas para, apesar da distância entre uns e outros, promover a proximidade e a partilha.

Quando, um dia mais tarde, se estudarem estes tempos que vivemos, far-se-á, certamente, o registo da responsabilidade, dedicação, sentido de dever cívico, serenidade e solidariedade manifestadas por professores, funcionários, alunos, famílias e todos aqueles que partilham responsabilidades educativas.

Bem a propósito, ainda esta semana, esperamos, com a inestimável colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca, a quem manifestamos profundo apreço pela disponibilidade demonstrada, chegar a todos os alunos que foram inicialmente identificados com necessidade de equipamentos tecnológicos.

Mas agora é também o tempo de começar a preparar o regresso às atividades letivas presenciais.

Assim, especialmente aos alunos dos 11.º e 12. anos de escolaridade e respetivos encarregados de educação, vimos informar que por decisão do Governo, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril, foi aprovada uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19. Nos termos da qual se definiu como primeiro passo no desconfinamento do sistema educativo, o regresso dos alunos dos 11.º e 12.º anos, a partir de 18 de maio de 2020.

Nesses termos, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, retomarão as atividades letivas presenciais os alunos das seguintes turmas e disciplinas:

  • 11.ºA: Inglês, Filosofia, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geometria Descritiva A e História da Cultura e das Artes.
  • 11.ºB: Inglês, Filosofia, Economia A, História B, Geografia A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
  • 12.ºA: Português e Matemática.
  • 12.ºB: Português e Matemática.
  • 12.ºC: Português, Desenho A e História A.

 

Os restantes anos de escolaridade, turmas e disciplinas, continuam a desenvolver o seu plano de atividades a distância.

Tendo em conta as orientações emanadas da Direção Geral dos Estabelecimentos de Escolares, as atividades realizar-se-ão por períodos correspondentes à permanência dos alunos nos dias a indicar e apenas num dos períodos do dia, com separação das turmas por edifícios e pisos. Proximamente, serão divulgados os dias e horários das turmas, turnos, regras de higiene e acesso à Escola Secundária.

Para promover o cumprimento das normas estabelecidas para o desconfinamento, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde, terá também lugar, esta semana, uma sessão de formação das Forças Armadas para apoiar a nossa escola nas regras de desinfeção e higiene necessárias. De igual modo, ao longo desta semana, para segurança de todos os elementos da comunidade escolar envolvidos neste processo, será rececionado o material de proteção individual (EPI) necessário.

Aos encarregados de educação, continuamos a apelar para uma especial atenção no acompanhamento da página do Agrupamento. Sendo certo, para proteção dos envolvidos, que as comunicações de caráter mais pessoal e específico, continuarão a ser realizadas pelos meios mais reservados. Nessa comunicação mais restrita, devem continuar a interagir com o Diretor de Turma. Eles são o elemento da escola mais adequado para esse efeito e possuem toda a informação necessária sobre o regresso. Tenhamos presente que a Educadora, Professor Titular ou Diretor de Turma continuam a ser o agente educativo privilegiado para apoiar e orientar os alunos e as suas famílias.

Com esta primeira fase do regresso à escola, na sequência duma experiência única, vamos demonstrar que estamos melhores cidadãos.

Até lá, continuem a cuidar-se!

Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca