Conversas na Escola… Gonçalo Cadilhe

Terça, 10 março 2020

Conversas na Escola… Gonçalo Cadilhe

  2003 goncalo cadilhe02 2003 goncalo cadilhe03 2003 goncalo cadilhe04

No passado dia 6 de março, no âmbito das comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação do globo terrestre por Fernão de Magalhães, a Escola Secundária de Ponte da Barca teve o privilégio de receber o autor da obra “Nos passos de Magalhães”, Gonçalo Cadilhe.

A atividade designada “Conversas na Escola… Gonçalo Cadilhe” contou com a participação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, da Sr.ª Vereadora do pelouro da Educação, do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, de vários professores e alunos dos 7.º e 11.º anos.

Todos os participantes puderam fruir das experiências tidas por este viajante, escritor e seguidor da rota de Magalhães, bem como de um espaço aberto para questões e reflexões sobre os lugares do mundo tocados por este navegador da história dos Descobrimentos.

Gonçalo Cadilhe abordou algumas peripécias ocorridas na sua viagem, curiosidades, encontros de povos e culturas, monumentos, adversidades, ou seja, um conjunto de ingredientes que transformaram este encontro num regresso ao passado de Magalhães, com uma perspetiva do presente dotada de temas que na contemporaneidade fazem parte das preocupações da Humanidade, como a questão ambiental.

Todos os alunos manifestaram interesse e entusiasmo por estas histórias cheias de magia, narradas à luz de um viajante contemporâneo, que desde cedo sentiu fascínio pelo espírito heroico e audaz desta figura incontornável.

Professor António Barbosa

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca