O segredo está na persistência e criatividade

Domingo, 23 fevereiro 2020

O segredo está na persistência e criatividade

 2002 neu alfaiate02 2002 neu alfaiate03 2002 neu alfaiate04 2002 neu alfaiate05

No âmbito do estudo do texto “Mestre Finezas”, de Manuel da Fonseca, onde, entre outros aspetos, é abordada a temática das profissões que têm vindo a desaparecer, o alfaiate José Manuel Armada Barbosa foi convidado a ser protagonista numa aula de Português, no 7.º ano de escolaridade.

Num diálogo pautado pela espontaneidade e pela proximidade, aquele que é considerado o relações públicas dos alfaiates de Portugal falou do passado, do presente e do futuro desta atividade, assim como do seu percurso profissional, ao longo de toda uma vida.

Néu Alfaiate começou a trabalhar nesta área aos 10 anos de idade, dando continuidade a uma tradição familiar que já vai na 4.ª geração a dedicar-se inteiramente a esta profissão. Já teve oito funcionários, mas, hoje, apenas ele e a esposa continuam a dar vida a este projeto.

Ao longo da interessante conversa que manteve com os alunos, respondeu a todas as perguntas, partilhando a sua experiência de vida e a paixão que o motiva no exercício da sua atividade profissional, ao mesmo tempo que apresentava ao vivo um verdadeiro atelier de alfaiataria, com as várias etapas do processo de confeção de uma peça por medida, com recurso a equipamentos que já não estão disponíveis no circuito comercial, tais como um ferro de engomar a carvão.

Profissional com um vasto currículo, o artista de alfaiataria confidenciou que o segredo da sua arte está na persistência, na força de vontade, na imaginação e, como em todas as profissões, no procurar sempre fazer parte do grupo dos melhores…

Com esta atividade, os alunos não só exercitaram os domínios da oralidade e da escrita, mediante a interação e o relatório que produziram, como também aprofundaram a sua apetência pela leitura do texto e reforçaram o conhecimento da cultura local.

Armada Barbosa, mais conhecido por Néu, tirou o curso de corte em Lisboa, tendo participado, entre outros eventos, no Congresso Internacional de Mestres Alfaiates e num Desfile de Moda no Casino do Estoril.

Professora Rosa Maria Arezes

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca