JR. NBA Basketball League Norte

Quinta, 30 janeiro 2020

JR. NBA Basketball League Norte

  

Numa parceria entre a National Basketball Association (NBA), a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e o Desporto Escolar, decorre a segunda época da Jr. NBA Basketball League Norte, uma competição escolar dirigida a rapazes e raparigas de 11 e 12 anos de idade.

A “Jr. NBA” é o programa global da liga para rapazes e raparigas e ensina as competências básicas do basquetebol, para além dos valores da modalidade (trabalho de equipa, liderança e um modo de vida saudável), num esforço de aumentar e melhorar a ligação de jogadores, treinadores e pais ao desporto. Durante a época 2019/20, a NBA vai chegar a mais de 28 milhões de jovens, em 63 países, através das iniciativas direcionadas para os mais novos

A Jr. NBA Basketball League Norte conta com 30 escolas, na Zona Norte. Cada escola participante representa uma das 30 equipas da NBA e recebe camisolas oficiais da equipa da NBA correspondente para os seus jogos.

Esta é uma oportunidade de representar uma equipa da NBA, usando os equipamentos das equipas da liga norte-americana, e de interagir com os embaixadores da NBA em Portugal, Ticha Penicheiro, João ”Betinho” Gomes, Carlos Andrade, Nuno Marçal, Joana Fogaça e Ana Oliveira, referências do basquetebol nacional, sendo mais uma excelente forma de encorajar cada vez mais crianças e jovens a jogar esta modalidade.

Com um formato semelhante ao da NBA, as 30 equipas de Região estão divididas em duas conferências e seis divisões. A primeira fase do Jr. NBA League Norte arrancou em novembro de 2019 com o Draft realizado em Braga, onde o Agrupamento apresentou duas equipas que foram colocadas na Divisão Central, uma constituída por alunos da EB Diogo Bernardes e outra por alunos da Escola Secundária. Durante o Draft, a Sara (7.ºC) escolheu representar a equipa do “Milwaukee Bucks” e o Gonçalo (6.ºA) preferiu os “Indiana Pacers”. Assim, foi oferecido o equipamento das respetivas equipas.

No dia 24 de janeiro, no decurso da 1.ª jornada da Divisão Central, na Escola Básica da Apúlia, as equipas representativas deste Agrupamento tiveram boas prestações, terminando com três vitórias e duas derrotas.

A próxima jornada será na Escola Básica de Nogueira (Braga), a 19 de fevereiro, e a terceira em Ponte da Barca, a 18 de março.

Prof. Carlos Lima

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca