Festejos de Natal da Educação Pré-escolar

Sábado, 21 dezembro 2019

Festejos de Natal da Educação Pré-escolar

  1912 natal pre escolar02 1912 natal pre escolar03 1912 natal pre escolar04 1912 natal pre escolar05

1912 natal pre escolar06 1912 natal pre escolar07 1912 natal pre escolar08 1912 natal pre escolar09 1912 natal pre escolar10

Para além das atividades relacionadas com o Natal desenvolvidas nas respetivas salas, as turmas do pré-escolar da Escola Básica Diogo Bernardes tiveram a oportunidade de vivenciar diversos momentos, onde esteve sempre presente o espírito natalício.

Sendo objetivo do Plano Nacional das Artes tornar as artes mais acessíveis às crianças, estas tiveram a oportunidade de apreciar duas peças teatrais em dois momentos distintos. No dia 28 de novembro, a Companhia Movimento Incriativo (MiNC) proporcionou a apresentação do espetáculo teatral “A girafa que comia estrelas”, a qual decorreu no Auditório da Epralima, e no dia 9 de dezembro as crianças assistiram à peça “O Rei Nabo”, encenada pelo grupo de teatro “Atrapalharte”. Ambas decorreram em articulação com as turmas do 1.º ciclo.

Ainda no âmbito do referido plano, os encarregados de educação foram convidados a elaborar elementos decorativos alusivos à época, que posteriormente fizeram parte da decoração do átrio do Bloco H. Pais e filhos envolveram-se num processo criativo de partilha, que promoveu o aproximar das famílias à prática letiva do jardim de infância.

Inserida nas atividades de Natal do Agrupamento, as turmas do pré-escolar participaram igualmente na campanha solidária de recolha de alimentos, para enriquecer os Cabazes de Natal, os quais serão posteriormente distribuídos às crianças carenciadas do Agrupamento.

No dia 11 de dezembro, as crianças receberam a visita do Pai Natal que trouxe um miminho a cada uma e, no dia 16, a Vereadora da Educação, Fernanda Marques, presenteou-as com uma oferta da Câmara Municipal, que visa a sensibilização e a preservação do ambiente.

Os festejos culminaram com a realização da Festa de Natal, onde as crianças cantaram, dançaram, declamaram poesias e vivenciaram momentos de alegria e confraternização, com a participação dos animadores das atividades de animação e apoio à família. No final, degustaram um lanche partilhado para o qual foi solicitada a colaboração das famílias, agradecendo desde já o seu contributo.

As Educadoras

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca