Comemoração da chegada de Fernão de Magalhães à Baía de Guanabara (Brasil)

Quarta, 18 dezembro 2019

Comemoração da chegada de Fernão de Magalhães à Baía de Guanabara (Brasil)

  1912 fernao magalhaes02 1912 fernao magalhaes03 1912 fernao magalhaes04 1912 fernao magalhaes05

No dia de 13 de dezembro, a Escola Secundária de Ponte da Barca foi, mais uma vez, palco das comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Neste contexto, comemorou-se a chegada deste grande navegador ao Brasil, mais propriamente à Baía de Guanabara. Esta solenização contou com uma peça de teatro representada pelos alunos dos 8.º e 12.º anos, na qual puderam transmitir a todos os espectadores o sentimento e admiração, por parte dos navegadores, no momento em que ancoraram naquela localidade.

O programa comemorativo foi engrandecido com uma exposição alusiva à fauna e à flora tipicamente brasileiras. Integrou-se ainda a exposição “O encontro com o Outro”, para a qual os alunos do 8.º ano puderam apresentar uma multiplicidade de trabalhos com formas e cores sobre os indígenas brasileiros. Neste desafio, ficou patenteada a perspetiva de cada um destes alunos sobre o modo como encaram este confronto dos mareantes com uma cultura e povos diferentes.

O produto final foi bastante apelativo, concorrendo para este sucesso a Câmara Municipal de Ponte da Barca, a recetividade do Sr. Diretor do Agrupamento, bem como o dedicado trabalho de muitos professores e alunos deste estabelecimento de ensino.

A Organização

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca