Apresentação do livro “Mensagens, Preces & Reflexões”

Quinta, 28 novembro 2019

Apresentação do livro “Mensagens, Preces & Reflexões”

 1911 livro lucia ribeiro02 1911 livro lucia ribeiro03

“Mensagens, Preces & Reflexões” é o título da mais recente obra de Lúcia Ribeiro, antiga docente da Secundária de Ponte da Barca.

O livro foi apresentado no auditório da Escola e, nas palavras da autora, reúne “uma panóplia de textos, quer em prosa, quer em poesia, que giram entre o profano, o sagrado ou o nem por isso”.

O Diretor do Agrupamento abriu a sessão, dando as boas-vindas e saudando a autora por mais um trabalho, o sétimo da sua produção literária.

Na impossibilidade de estar presente, a apresentadora da obra, Luísa Quintela, Diretora dos Serviços de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Alto Minho e Presidente do Centro Cultural do Alto Minho, enviou uma mensagem, que foi lida.

Na sua perspetiva, “este novo livro de poesia remete-nos de imediato para uma linha apelativa de um outro consciente, em que a subtileza dos pequenos poemas deixa no ar reflexões constantes sobre aspetos e pormenores como pinceladas poéticas de um quadro”.

É que – escreve – “Lúcia Ribeiro traz-nos sempre este genuíno sentir, íntimo, este eterno enamoramento. Fala-nos do corpo, da natureza, da paixão, da ausência, do sonho, da saudade, da esperança, da felicidade, do desamor, da vida, do altruísmo, do prazer e até da morte.”

A terminar, a apresentadora enalteceu a figura da autora, “uma mulher inquieta que se interessa por tanto do que vai pelo mundo, poeta que lida com o corpo no feminino e as emoções, poetizando além; uma mulher que encontrou na poesia a expressão da sua etérea e eterna feminilidade, do seu amor, da sua sensualidade.”

A sessão foi enriquecida com a leitura de vários textos da obra, na voz de professores e de alunos do Agrupamento. A terminar, a autora agradeceu e deixou uma mensagem muito forte de cidadania ambiental e de respeito pela Mãe-Natureza.

Biblioteca Escolar

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca