Alunos do 10.º conhecem trabalho do Movimento Rotário

Sexta, 15 novembro 2019

Alunos do 10.º conhecem trabalho do Movimento Rotário

 

1911 rotary02 1911 rotary03 1911 rotary04

Os alunos do 10.º ano participaram num encontro com o Governador do Distrito rotário 1970, subordinado ao tema “Rotary: uma filosofia de vida”.

A sessão aconteceu no âmbito do programa da visita oficial de Carvalhido da Ponte ao Rotary Club de Ponte da Barca.

O visitante apresentou os princípios, os valores e a missão do Rotary Internacional, movimento fundado em 1905, que tem uma implantação a nível global, com mais de um milhão e 200 mil companheiros.

Carvalhido da Ponte falou ainda da filosofia do movimento e do seu lema – “Dar de si antes de pensar em si” –, bem como da importância da ética e da prova quádrupla.

Trata-se, explicou, de uma orientação com a finalidade de desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas, pelo que, antes de pensarmos dizer ou fazer o que quer que seja, devemos garantir respostas afirmativas às quatro questões seguintes: “É verdade?”; “É justo para todos os interessados?”; “Criará boa vontade e melhores amizades?”; “Será benéfico para todos os interessados?”.

Outro aspeto que prendeu a atenção dos alunos teve a ver com os programas de Rotary direcionados para os jovens, nomeadamente, ao nível de intercâmbios, e também as causas humanitárias que constituem prioridades do Movimento, tais como a aposta na erradicação da poliomielite, a alfabetização, o abastecimento de água, e a promoção da paz e da compreensão mundiais.

Neste contexto, Carvalhido da Ponte falou da sua experiência de voluntariado na região do Cacheu, na Guiné-Bissau, assim como dos projetos que aí está a liderar, momento que se revelou profundamente intenso sob o ponto de vista humano, tal a riqueza humanista do seu testemunho.

Recorde-se que o Rotary Club de Ponte da Barca vem desenvolvendo um trabalho em parceria com o Agrupamento de Escolas, traduzido, por exemplo, na atribuição, desde há 25 anos, do Prémio de Mérito Escolar ao aluno que conclui o Secundário com a média mais elevada e na realização de vários rastreios visuais.

A Organização

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca