Europa. Reflexão e (Re)Construção. “Back to School 2019”

Sexta, 08 novembro 2019

Europa. Reflexão e (Re)Construção. “Back to School 2019”

  1911 cese02

No passado dia 28 de outubro, perante uma plateia que lotou o auditório da Escola Secundária, discutiu-se a Europa.

Cerca de 70 alunos do 9.º ano de escolaridade, acompanhados de professores, participaram num colóquio dinamizado por António Fernandes, um barquense que trabalha no Comité Económico e Social Europeu (CESE), em Bruxelas.

A abertura e moderação estiveram a cargo do Diretor do Agrupamento, professor Carlos Alberto Louro, que agradeceu a presença e disponibilidade e recordou a ligação do Agrupamento, através das suas atividades de enriquecimento curricular, ao CESE. Também assim, disse, se faz os alunos aprender. Através destes encontros, promove-se o alargamento das aprendizagens e a construção de melhores cidadãos. Mais ativos e protagonistas duma sociedade cada vez mais justa e solidária.

O ambiente que se criou durante os 90 minutos do colóquio foi aberto, informal e muito participado. Foi feita uma apresentação do Comité Económico e Social Europeu (CESE) e das suas atribuições. E houve muita curiosidade sobre os aspetos em que a sua ação interfere com a vida de cada um. Mas também se abordou a nova Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. Bem como a futura presidência da União Europeia a cargo de Portugal. E houve ainda um assunto, até pelas notícias que diariamente inundam a casa de cada um, que o colóquio não conseguiu deixar de abordar: o Brexit! Há muita curiosidade sobre o processo, possíveis efeitos, na Europa e na Grã-Bretanha, e de que modo pode Portugal vir a ser afetado.

Ficou a sensação, escutando, com espírito aberto, estes jovens de 14/15 anos que o processo de construção da cidadania europeia merece o investimento que se faz, anualmente, nesta atividade. E estes jovens barquenses, também muito orgulhosos da sua terra, ficaram satisfeitos ao escutar, em jeito de despedida, alguns relatos pessoais da vida de António Fernandes em Bruxelas. E pela promoção que aí, sede da União Europeia, faz da cultura barquense.

A Organização

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca