Corta-Mato Escolar mobiliza centenas de alunos

Sexta, 25 outubro 2019

Corta-Mato Escolar mobiliza centenas de alunos

 1910 corta mato02 1910 corta mato03 1910 corta mato04 1910 corta mato05

1910 corta mato06 1910 corta mato07 1910 corta mato08 1910 corta mato09 1910 corta mato10

No passado dia 23 de outubro, à semelhança de anos letivos anteriores, realizou-se em Ponte da Barca mais um Corta-Mato Escolar, evento dinamizado pelo Grupo de Educação Física, integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Nesta edição, aberta a todos os alunos do 3.º ao 12.º anos, participaram alunos do Centro Escolar de Crasto, Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios, EB Diogo Bernardes e Secundária de Ponte da Barca.

Este é o maior evento desportivo realizado anualmente em Ponte da Barca e, nesta edição, contou com a participação de 575 “atletas” divididos por cinco escalões etários. O bom tempo que se fez sentir ajudou a que as provas decorressem com normalidade, cumprindo-se o programa proposto.

O Corta-Mato é uma especialidade do atletismo que, enquanto modalidade individual, promove aspetos relacionados com o domínio físico, tais como adaptações cardiovasculares, circulatórias, respiratórias, melhorando o endurance individual, ou seja, a capacidade de realizar as tarefas diárias sem excessiva fadiga e livre de doenças. No entanto, os principais objetivos da realização desta atividade inserida no Desporto Escolar são:

  • Desenvolver o gosto pelo desporto, particularmente pela prática do atletismo;
  • Divulgar a modalidade do atletismo;
  • Promover e fomentar o convívio da comunidade escolar, numa perspetiva interdisciplinar;
  • Promover e fomentar a prática desportiva da comunidade escolar;
  • Selecionar os representantes do Agrupamento na Fase Distrital.

 

O Corta-Mato decorreu de forma exemplar, aproveitando as boas condições naturais do local e a adesão da comunidade escolar. Dos 904 alunos que frequentam estes anos de escolaridade neste Agrupamento, 575 (64%) participaram ativamente no evento. A excelente organização conduziu a que esta iniciativa tenha decorrido com um grande empenho e entusiasmo por parte dos alunos, que valorosamente se empenharam em alcançar a melhor classificação possível.

Durante a competição, realizaram-se dez provas, desde os escalões de Benjamins até Juvenis, de ambos os sexos, tendo participado 575 alunos do 3.º ao 12.º anos de escolaridade. Em todas as provas, foram medalhados os três primeiros classificados. Nos escalões de Infantis “A”, Infantis “B”, Iniciados e Juvenis, fez-se o apuramento para o Corta-Mato Distrital, a realizar no dia 21 de janeiro em Caminha, onde os seis primeiros classificados de cada prova representarão a Escola no respetivo escalão.

Aos alunos apurados cabe a responsabilidade de representar os seus colegas na Fase Distrital, pelo que não deverão descurar a sua preparação.

Mais uma vez, os apoios da Câmara Municipal, dos Bombeiros Municipais, da GNR e do Centro de Saúde de Ponte da Barca contribuíram para o sucesso da atividade.

É de salientar ainda a presença de muitos encarregados de educação que estiveram a assistir a toda a prova, apoiando os seus educandos.

O Grupo de Educação Física congratula-se pelo grande sucesso desta atividade e enaltece o comportamento dos alunos que participaram nas várias provas.

À Câmara Municipal, aos Bombeiros Voluntários, ao Centro de Saúde, à Guarda Nacional Republicana, à Direção do Agrupamento, aos professores acompanhantes, aos funcionários e ao grupo de alunos repórteres, agradecemos toda a colaboração prestada.

Prof. Carlos Lima, Grupo de Educação Física

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca