XII Caminhada “Respirar a Barca”

Quinta, 24 outubro 2019

XII Caminhada “Respirar a Barca”

   1910 caminhada03 1910 caminhada04 1910 caminhada05 1910 caminhada06 1910 caminhada07

O Grupo de Educação Física dinamizou, no passado dia 11 de outubro, mais uma edição, a XII, da Caminhada “Respirar a Barca”. Com esta atividade, procura-se promover a prática de atividade física desportiva e a manutenção de um estilo de vida saudável e a preservação do meio ambiente.

A concentração para o início da caminhada aconteceu pelas 8.30h junto dos polidesportivos exteriores dos polos 1 e 2 do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Os cerca de 750 participantes, entre alunos, professores e auxiliares de ação educativa, tomaram a direção de Santa Rita, pelos caminhos tortuosos e por vezes um pouco íngremes de Paço Vedro de Magalhães e Vila Nova de Muía, passando, também, por Sampriz. Nesta última localidade, no local onde, outrora, existiu uma lixeira a céu aberto, agora devidamente tapada e tratada, os alunos do 9.º ano, realizaram a plantação de 120 árvores, essencialmente carvalhos. Esta ação só foi possível graças à valiosa colaboração da Camara Municipal de Ponte da Barca, que marcou presença com o senhor Presidente e a Vereadora da Educação.

Após a plantação das árvores, todos se dirigiram para a área de Santa Rita e o convívio e cooperação entre toda a comunidade escolar, professores, alunos e auxiliares de ação educativa, permitiram que a distribuição do almoço decorresse de forma eficaz e agradável. Após todos retemperarem as forças, deu-se lugar ao convívio com música e dança de vários grupos de alunos, funcionários e professores, e ainda contamos com a participação de alguns alunos do Rancho Folclórico do Agrupamento.

No regresso, desceu-se até à Escola, prosseguindo pelos caminhos de Sampriz e Paço Vedro de Magalhães, com as suas árduas descidas, apesar se ser feito a ritmo lento.

O Grupo de Educação Física agradece a todos os professores e auxiliares participantes, à Direção do Agrupamento, à Junta de Freguesia de Bravães, à Câmara Municipal, aos Bombeiros Voluntários, à Guarda Nacional Republicana e ao Centro de Saúde de Ponte da Barca, pela excelente colaboração e apoio prestados.

O Grupo de Educação Física

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca