Alunos da Escola Secundária participam no intercâmbio “Partilha com Energia”

Quinta, 27 junho 2019

Alunos da Escola Secundária participam

no intercâmbio “Partilha com Energia”

     

    

No âmbito do projeto “Partilha com Energia”, promovido pela EDP Produção, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca abraçou, pelo segundo ano consecutivo, o desafio de dinamizar um intercâmbio escolar, contando, desta vez, com a participação da turma do 10.° C, do Curso Profissional de Técnico de Multimédia.

Assim, nos dias 9, 10 e 11 de maio, os alunos de Ponte da Barca visitaram a região da Sertã, Castelo Branco, e, nos dias 23, 24 e 25 de maio, 24 jovens foram recebidos no nosso concelho. O culminar da atividade acabou por se concretizar no passado dia 25 de junho, com a participação na Sessão Nacional, realizada na Casa da Música, no Porto.

Ao longo do ano, as equipas participantes no “Partilha com Energia” foram confrontadas com a necessidade de programar um conjunto de atividades que divulgassem a sua região, nomeadamente, potencialidades, espaços e atividades, e tiveram de responder a quatro desafios e ainda de dinamizar a realização de um intercâmbio escolar.

Com o apoio da EDP, dos municípios e dos respetivos agrupamentos, as equipas assumiram a responsabilidade de todo o planeamento do programa, desde contactos e parcerias com entidades locais, à gestão do orçamento e questões logísticas.

Este programa permite potenciar o desenvolvimento e promoção dos respetivos territórios junto de jovens de outras regiões, aprofundando o sentimento de identidade e de pertença e reforçando atitudes de cidadania ativa, participativa e solidária.

 

Promover o Território e “Defender o Ambiente”

O EDP “Partilha com Energia” foi, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, associado ao projeto “Defender o Ambiente”, uma vez que ambos propõem diversas ações que incorporam competências preconizadas no “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e que vão ao encontro da “Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania”.

O projeto assumiu-se como um DAC, pois obrigou a planificações conjuntas das várias áreas disciplinares, uma vez que todas as competências / aprendizagens invocadas na execução do “Partilha com Energia” promovem o trabalho de grupo e áreas disciplinares que articulam e integram os saberes dos alunos, estimulando a descoberta de resultados fora da sala de aula e do “learning by doing”.

As dinâmicas implementadas conduziram à realização de filmes centrados nas temáticas “Promoção e preservação do Parque Nacional da Peneda-Gerês” e “Construção de uma escola sustentável e amiga do ambiente”, elaboração de uma brochura sobre a barragem do Alto Lindoso e o impacto da sua localização e construção, e elaboração de diversos materiais produzidos com a colaboração de assistentes operacionais e de encarregados de educação, tais como sacos de pano, porta-chaves, postais comemorativos, confeção de crepes e bolos que serviram para a angariação de verbas.

De referir ainda que o desenvolvimento deste projeto foi conseguido com a participação, o envolvimento e a interação de vários elementos, associações e estruturas da nossa comunidade escolar, com quem os alunos conseguiram estabelecer protocolos de colaboração.

É neste espírito que queremos agradecer à Direção do Agrupamento, por todo o apoio prestado. De igual forma, agradecer  aos pais, professores envolvidos, encarregados de educação e assistentes operacionais, pelo seu apoio incondicional. E também a todas as associações e demais colaboradores e entidades, nomeadamente, Rancho Folclórico do Agrupamento, grupo de Ginástica Acrobática do Desporto Escolar, Maria Marques Pereira, Grupo de Bombos, Loja de Turismo, ADERE Peneda-Gerês, APPACDM, Aktiva Natura, Porta do Lindoso, Adega Cooperativa de Ponte da Barca, diversos estabelecimentos comerciais locais, restaurantes e  Câmara Municipal. A todos, muito obrigado!

A Organização


 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca