Dia Mundial do Ambiente

Sábado, 08 junho 2019

Dia Mundial do Ambiente

    

No passado dia 5 de junho, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assinalou o Dia Mundial do Ambiente.

A atividade foi realizada, no âmbito do Clube de Ciência Viva e do Programa Eco-Escolas, com a colaboração da estrutura "Porta de Lindoso" do município de Ponte da Barca.

Cerca de uma centena de alunos do 8.º ano de escolaridade assistiu, na Casa da Cultura, ao documentário “Viver a natureza em Ponte da Barca”. Desse modo, foi possível visionar parte da imensa biodiversidade do concelho e enaltecer o valor ambiental do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

De seguida, ao longo da ecovia do rio Lima, os alunos envolveram-se em várias atividades integradas nas disciplinas de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e Educação Física. Destaca-se a recolha de resíduos, uma reportagem fotográfica sobre resíduos e biodiversidade, a recolha de sons da natureza, a análise do caráter químico da água do rio e da Fonte Santa e a prática de jogos tradicionais. Todas as atividades decorreram em perfeita comunhão e respeito pela natureza.

Os alunos lamentaram o facto de as pessoas deitarem lixo para o chão e concluíram que a população deve ser sensibilizada para a proteção do ambiente e para a separação dos resíduos. Sugeriram, ainda, que fossem colocados um ou dois ecopontos ao longo do percurso para facilitar a recolha.

A Organização

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca