UMA VIAGEM PELO ENSINO SUPERIOR! - 17.ª Mostra de Cursos da Universidade do Porto

Quarta, 08 maio 2019

UMA VIAGEM PELO ENSINO SUPERIOR!

17.ª Mostra de Cursos da Universidade do Porto

    

No passado dia 04 de abril, os alunos do ensino secundário, que frequentam os 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos, participaram na 17.ª Mostra da Universidade do Porto, decorrida no centro da cidade do Porto.

O evento teve como objetivos promover o conhecimento da oferta formativa das várias faculdades e fomentar a descoberta das diferentes áreas de atuação e investigação da referida Universidade, num clima de diálogo aberto com os docentes, investigadores, técnicos e estudantes universitários.

Este ano, juntou-se à Mostra da Universidade do Porto, o Creactivity, um autocarro que esteve no Campo dos Mártires da Pátria, junto à fachada sul da Reitoria da Universidade do Porto. Num novo contexto inovador de aprendizagem, o Creactivity dispôs de jogos que propõem resolver problemas de forma improvisada e que preparam os jovens para enfrentarem novos desafios de forma criativa, preparando-os igualmente para que se sintam à vontade numa sociedade em constante mutação.

Os alunos que frequentam o 12.º ano de escolaridade tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre o acesso ao ensino superior dinamizada por técnicos da Direção-Geral do Ensino Superior, de modo a esclarecerem possíveis questões acerca do processo de candidatura ao ensino superior.

O almoço decorreu no MAR Shopping, não propriamente em forma de piquenique, tal como estava previsto, uma vez que as condições climatéricas não foram favoráveis.

 

Uminho Portas Abertas (UPA)

No dia 03 de maio, os alunos do ensino secundário, que frequentam os 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos, participaram no evento Uminho Portas Abertas (UPA), promovido pela Universidade do Minho.

Com o objetivo de dar a conhecer as atividades de ensino e investigação que desenvolve, a Universidade do Minho organizou um programa de atividades, orientado para os alunos e professores. As atividades abrangeram várias áreas do saber e procuraram mostrar aos alunos como é estudar e viver na Universidade do Minho. Os alunos foram distribuídos entre o Campus de Gualtar (Braga) e o Campus de Azurém (Guimarães), tendo participado em atividades do seu interesse e nas quais, alguns deles, se inscreveram previamente. Os alunos deslocaram-se autonomamente entre escolas e institutos, promovendo desta forma o sentido de responsabilidade e o envolvimento na exploração vocacional, de acordo com os seus planos de atividades.

O almoço decorreu na cantina da referida Universidade, permitindo aos alunos uma perceção mais abrangente da vida académica.

 

A preparar o futuro…

As visitas de estudo supracitadas foram promovidas pelo Serviço de Psicologia e Orientação e contaram com a colaboração dos professores. Estas iniciativas tiveram como objetivos contribuir para uma decisão vocacional mais informada e consciente, estimular a vontade de continuar os estudos no ensino superior e promover o gosto pelo conhecimento. Tendo por base as reações dos alunos, estes objetivos foram concretizados com sucesso.

 

Margarida Soares (Psicóloga)
Ana Catarina Costa (Psicóloga Estagiária)

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca