“Prevenção de violência no namoro”

Terça, 26 fevereiro 2019

“Prevenção de violência no namoro”

  

No dia 18 de fevereiro, 21 alunos de diferentes turmas do 3.º ciclo e secundário, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), participaram na atividade “Prevenção de violência no namoro”, no âmbito do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA).

Esta atividade surgiu a propósito da semana dos afetos, que ocorreu entre 11 e 15 de fevereiro, e do dia dos namorados, e resultou de uma proposta da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Ponte da Barca em articulação com o AEPB e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Ponte da Barca, com a colaboração de três estudantes do 3.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo, que estão a realizar o Ensino Clínico de Saúde Mental e Psiquiatria, nesta unidade do Centro de Saúde.

Desenvolvida com o objetivo de promover a reflexão sobre a prevenção da violência no namoro e a promoção de relações saudáveis, a intervenção proporcionou a apresentação de diferentes tipos de violência e dos recursos de apoio à vítima presentes na comunidade.

A sessão foi dinamizada através da partilha de diferentes histórias sobre relacionamentos de casais adolescentes em que estavam presentes manifestações de violência, tendo os alunos sido convidados a classificar as diferentes manifestações com o apoio do violentómetro.

Os participantes intervieram ativamente, manifestando as suas opiniões e preocupações acerca da problemática. Verificou-se que o impacto foi real, uma vez que ficaram sensibilizados, alertas e interessados em futuras sessões.

Diana Reis, Jéssica Soares e Luís Fernandes,
Estudantes de Enfermagem

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca