C.E. Entre Ambos-os-Rios - Um dia muito especial…

Sexta, 03 junho 2016 Escrito por jrocha

Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios (CEAR)

Um dia muito especial…

     

    

   

O dia 1 de junho é um dia muito especial: é o “Dia Mundial da Criança”; mas para os alunos do 4.º ano, do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios, foi também um dia diferente, marcante, intenso e inesquecível.

Levantamo-nos muito cedo…, mesmo muito cedo: por volta das 3 horas da madrugada, para partirmos de autocarro até à estação de comboios de Braga e entrarmos no Alfa às 6.09 horas, que nos levou até ao Porto. Aí, trocamos para o comboio Intercidades e seguimos até Lisboa, estação de Santa Apolónia.

“Despachem-se! Temos que ir de metro até à estação de S. Sebastião! A visita no Museu Gulbenkian está marcada para as 10.30 horas!”

Com passo acelerado, entramos no Museu Gulbenkian e iniciamos a nossa “Volta ao Mundo em 10 Obras de Arte”. Começamos a nossa viagem no Antigo Egito, passamos pela Antiga Pérsia, fizemos um desvio pela China e pelo Japão e regressamos ao continente europeu, ao século XX, em cerca de 60 minutos.

“Vamos! Temos que atravessar estes fantásticos jardins! O CAM - Centro de Arte Moderna é do outro lado e a visita está marcada para as 12 horas! Comam o vosso lanche enquanto caminhamos para não perdermos tempo!”

No Centro de Arte Moderna, entramos diretamente nos séculos XX e XXI para “Olhar, Ver e Interpretar”. Descobrimos que as obras de arte modernas e contemporâneas só existem se fizermos parte delas e elas fizerem parte de nós. Começamos por olhar, depois vimos “com olhos de ver” e, por fim, interpretamos. Como? “Desarrumando ideias”, levantando questões, tentando perceber intenções…

Intervalo para o almoço! “Meninos, toca a despachar! A visita no Oceanário está marcada para as 14.30 horas e temos que ir apanhar o metro!”

No Oceanário, para além de termos viajado pelos cinco oceanos e de termos conhecido muitas das suas espécies de fauna e flora, fomos presenteados com uma surpresa: a hora de alimentar as simpáticas lontras Micas e Maré - duas irmãs inseparáveis e muito comilonas! Foram duas horas que mais pareceram dois minutos…

Pausa para lanchar: nada como um refrescante gelado num dia de calor tão intenso. Depois de retemperarmos forças, embarcamos numa nova aventura: uma viagem de teleférico.

“Que fixe!”, “Ai, professora! Tenho vertigens”, “Podemos voltar a andar?” As emoções eram fortes e diferentes: um misto de alegria, medo e excitação.

“Não! Vamos parar para lanchar aqui à sombra! Daqui a 30 minutos temos que voltar à Gare do Oriente para apanharmos o metro até ao aeroporto!”

Novas emoções: afinal, era o batismo de voo para dez dos onze alunos que integram a turma dos 3.º e 4.º anos do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios.

“Tenham calma e saboreiem cada minuto! Não há sensação melhor do que sentir o avião, durante a descolagem, a deixar o chão e levantar voo!”

Foi um dia marcante e que marcou o final de uma etapa tão importante nas suas vidas: o fim do 1.º ciclo!

Parabéns, meus queridos! Estão prontos para voar e conquistar o futuro!

Os professores do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca