Abertura do Ano Letivo

Sexta, 11 setembro 2015 Escrito por jrocha

Abertura do Ano Letivo

   

Cumprindo um ritual que marca o mês de setembro de todos os anos, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca prepara mais um ano letivo.

Funcionários e docentes, com o elevado sentido profissional que lhes tem sido reconhecido, reuniram nos passados dias 7 e 8 de setembro para o planeamento estratégico do ano letivo de 2015/2016 e calendarização das atividades de receção à comunidade educativa.

Nesse sentido, ficou definido que o ano letivo abrirá no dia 17 de setembro com a receção, ao final da tarde, aos pais e encarregados de educação, e continuará no dia 18 de setembro, durante a manhã, com a receção aos alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, bem como dos 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade.

Destas reuniões de trabalho resultou também o comprometimento de todos em continuar a prestar um serviço educativo de qualidade, a expectativa de que todos os alunos alcancem o sucesso almejado e uma carta à comunidade escolar, que se transcreve, na esperança de que a mensagem seja cumprida!

 

Carta à Comunidade Escolar

O momento de abertura do ano letivo marca, cada ano, o ritmo de vida de milhões de pessoas.

No Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, como em todas as Escolas/Agrupamentos de Portugal, o mês de setembro encerra em si esse “desafio” do encontro ou reencontro de pessoas. Da recuperação de rotinas. Das variadíssimas expectativas daqueles que vão construir o agrupamento em mais um ano letivo.

Em Ponte da Barca, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, do pré-escolar ao 12.º ano, têm presente que vivemos num mundo admirável, em processo de contínua transformação e, por isso, muito instável.

Partilhamos todos a ambição de alcançar o sucesso. Que todos desejamos! Estamos disponíveis para realizar um trabalho de responsabilidade tripartida: do aluno, das famílias e da escola.

Para tal, devemos ter presente que o lugar da escola não é o lugar da casa, da rua ou, hoje tão em voga, da “rede”! Nesse lugar escolar devemos ter um equilíbrio triplo, conjugando o cuidado, a disciplina e a instrução.

Razão para estarmos todos empenhados em construir comunidades educativas tranquilas onde se ensine e se aprenda. Para que os nossos alunos/filhos possam vir a ser cidadãos do mundo, competentes, solidários e cultos.

Desejamos que cada comunidade escolar persiga algumas regras básicas: saber quando guardar silêncio, utilizar linguagem cuidada, valorizar os outros, tratar bem todos os elementos da escola. Apresentar-se de forma adequada, estar atento nas aulas, preservar o espaço e o equipamento com todo o cuidado. Receber bem quem procura as escolas.

Será assim possível fazer de cada Escola um lugar de sucesso, autonomia e desenvolvimento de todos os alunos.

Aceitem o desafio e assumam o compromisso com a Escola: com o seu trabalho curricular e com a força da sua comunidade educativa. Que será maior se todos trabalharmos no mesmo sentido!

O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca