Comunidade Educativa celebra Mérito e Excelência e entrega Diploma aos finalistas do Secundário
Comunidade Educativa celebra Mérito e Excelência
e entrega Diploma aos finalistas do Secundário
O dia 15 de dezembro foi uma jornada especialmente festiva para o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. A instituição celebrou mais um Dia do Diploma, reconheceu publicamente o Mérito e Excelência de 111 estudantes, entregou o Prémio de Mérito aos dois melhores discentes dos Cursos Científico-Humanísticos e Profissionais e anunciou ainda a integração de uma aluna no Quadro de Valor.
No decorrer de uma sessão realizada à noite no polivalente do polo 1 da Escola Básica e Secundária, para além da entrega dos diplomas aos 76 estudantes que concluíram o ensino secundário, foi ainda atribuído o Prémio de Mérito aos dois melhores alunos que, no último ano letivo, terminaram os respetivos percursos formativos com a média final mais elevada: Carina Inês Pereira da Silva (Cursos Profissionais) e Mariana Isabel Cerqueira Seco (Científico-Humanísticos).
Momento alto foi também o anúncio da integração da aluna Mariana Seco no Quadro de Valor do Agrupamento, reconhecendo um percurso escolar exemplar, seja pelos resultados alcançados, seja na integração com a comunidade escolar, seja ainda na participação nas atividades de enriquecimento escolar.
A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho pedagógico e teve em conta, entre outros considerandos, os múltiplos interesses da homenageada, a sua entrega e empenhamento nas diversas atividades em que se envolveu e, acima de tudo, a simplicidade que colocou na sua presença na escola.
Nos termos da proposta apresentada, “a sua atitude de profunda determinação e confiança no amanhã, aliada a uma capacidade inigualável de trabalho, constituem um motivo de inspiração para toda a comunidade educativa que se revê na Mariana Seco como um exemplo a seguir e como uma lição de vida cuja aprendizagem jamais ficará completa.”
Cumpre-se, assim, “um justo aplauso a todos quantos contribuíram para o sucesso pessoal e escolar da galardoada – desde a família, aos professores, colegas e instituição escolar em geral –, mas, sobretudo, presta-se uma merecidíssima homenagem à Mariana Seco que, ao concluir esta etapa da sua vida, enche de orgulho o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e, também, a comunidade educativa em geral que lhe tributam, agradecidos, este reconhecimento”, conclui o documento.
A sessão – que incluiu ainda a entrega de Certificados a seis alunos integrados no Quadro de Excelência 2014 por terem concluído o 12.º ano com média igual ou superior a 18 valores – contou com a presença de homenageados e respetivos familiares e ainda do Diretor, Dr. Carlos Louro, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Dr. Manuel Barreira, da Deputada à Assembleia da República, Dr.ª Rosa Maria Arezes, e também do Dr. Sérgio Oliveira em representação da Câmara Municipal, do Dr. Adolfo Ferreira em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação e do Dr. Idílio Nunes, Diretor Pedagógico da Academia de Música de Vila Verde.
Um espaço de beleza ímpar
No momento das intervenções, Mariana Seco agradeceu a homenagem e lembrou com alegria e gratidão todos quantos a acompanharam no seu percurso escolar, desde colegas a professores e funcionários.
Por sua vez, o Diretor do Agrupamento felicitou os galardoados e respetivas famílias e enalteceu a beleza da Escola, enquanto espaço ímpar nas nossas vidas, habitado e feito “sempre e só de pessoas, porque o resto é uma construção de cimento que podia ser outra coisa qualquer.”
Neste universo de pessoas, há os que entram e os que vão saindo todos os anos. A todos, porém, o Dr. Carlos Louro desejou que “um dia venham ter connosco e digam que se lembram de nós, que se recordam que fui seu professor. E da escola, que será sempre a nossa escola. A deles. Estudei aqui quando era pequeno, vão dizer um dia ao passar. E vão dizer a alguém. A outro alguém que tem outra escola como sua. Poucos espaços conservam em si esta beleza maior. De serem nossos. A escola será sempre a nossa escola. Há uma pertença. Inesquecível. E nisso reside toda a beleza do mundo. Desse mundo inteiro que é só o local onde aprendemos a ser gente...”
“É neste mundo e nesse futuro, ancorados num passado em que gostamos de estar presentes, que queremos deixar palavras de felicidade para os finalistas e respetivas famílias, na esperança de que conservem sempre a nosso escola convosco”, concluiu o Diretor do Agrupamento.
A sessão foi enriquecida musicalmente com a atuação de Miguel Fernandes e Rui Dantas, acompanhados por um grupo de alunos (Paulo Pinheiro, João Pedro Moutinho, Diogo Silva, Bruno, Ana Silva, Sara Arezes, Sara Leitão e Carolina Fernandes), que interpretaram temas clássicos, maioritariamente dos anos 60. Importante foi também a colaboração das alunas do 12.º D – Curso Profissional Técnico de Receção.
111 alunos no Quadro de Excelência
Numa outra sessão realizada no mesmo dia à tarde, decorreu, entretanto, a entrega dos certificados respeitantes ao Quadro de Excelência.
Tratou-se de uma homenagem aos 111 discentes que, nos termos do Regulamento Interno, evidenciaram, no último ano letivo, “valor e excelência nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social”, passando, por isso, a integrar o Quadro de Excelência 2014 do Agrupamento.
Recorde-se que este Quadro é organizado por anos de escolaridade, dos 5.º ao 12.º anos, e os alunos contemplados têm de reunir, entre outras, as seguintes condições, cumulativamente: “obtenção, no terceiro momento de avaliação, de média global das avaliações das disciplinas com avaliação quantitativa igual, ou superior, a 4,5 no ensino básico e igual, ou superior, a 18 no ensino secundário; não apresentação de faltas disciplinares ao longo de todo o ano letivo; e não aplicação de qualquer das medidas educativas disciplinares previstas no Regulamento Interno e na lei em vigor.”
Prof. Luís Arezes