Viagem pelo outono através da arte
Viagem pelo outono através da arte
Os alunos das unidades 1 e 2 de multideficiência abordaram o tema do "outono" através da arte e, de forma transversal (horizontal), deram-lhe continuidade nas aulas de A.P.A., E.V. e E.T., bem como na Oficina das Artes.
Construíram árvores de fruto da época, castanheiros, pereiras, nogueiras, carvalhos, povoaram-nas com os seres vivos que as habitam, de forma lúdica, divertida e consciente, tendo sempre presente a conservação e preservação do meio ambiente, utilizando recursos materiais conseguidos pela recolha de ramos, folhas e outros elementos naturais, elevando-os ao estatuto de formas artísticas, encontrados no pomar da nossa escola, possibilitando explorar técnicas como a "frottage" ou decalcomania, numa abordagem multissensorial e alertando todos os sentidos. Encontram-se expostos nas respetivas salas, onde podem ser apreciados.
Os alunos foram sensibilizados para o consumo de fruta da época, tendo em vista o incremento desta prática na escola.
Sob o mote "O rosto e os frutos do outono", os alunos exibiram alguns dos seus trabalhos no placard do bufete da cantina do polo 2, onde podem ser apreciados. Cada aluno elegeu um fruto do outono da sua preferência, associando-o ao seu rosto, à sua identidade, utilizando a fotografia, o stencil, a pintura acrílica sobre suportes convencionais, papel, e não convencionais, folhas de jornal. Estão representadas as abóboras, ótimas para fazer sopa ou doce juntamente com as nozes, o sumo das uvas, as castanhas a adivinhar o tão aguardado magusto escolar, espaço de convívio por excelência, o milho e a broa, que de forma intergeracional acompanham as nossas refeições e merendas nesta altura do ano.
Afinal, nós somos aquilo que comemos. E podemos e devemos fazê-lo de uma forma saudável. Os frutos estão lá, é só tocar-lhes... Agora, depende de nós!
Prof. José Mário Gonçalves