Audição Final - 5.º E e 6.º E - Ensino da Música em regime livre
Audição Final
5.º E e 6.º E
Ensino da Música em regime livre
Como forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, a música é uma prática cultural presente em todas as civilizações. Ao longo dos tempos o ensino da música tem desempenhado um papel ativo na educação e no desenvolvimento das crianças. Estando o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca atento a esta realidade, e na impossibilidade de constituir uma turma de ensino articulado, surgiu o ensino da música em regime livre, desenvolvido com uma turma do 5.º ano em 2013/2014 e uma turma do 5.º ano e outra do 6.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2014/2015.
Com esta modalidade de ensino pretendeu-se possibilitar aos alunos interessados uma aprendizagem mais individualizada e aprofundada, no sentido de capacitar e possibilitar o acesso dos nossos alunos a um ensino mais abrangente da música, que inclui formação musical, a prática de conjunto e a aprendizagem de um instrumento musical, aquele que melhor se adaptou ao perfil de cada um.
Ao longo do ano letivo que agora finda, as turmas do 5.º e do 6.º ano que integraram este projeto usufruíram semanalmente de Formação Musical, Prática de Conjunto (coro) e Prática Instrumental em pequeno grupo ou individualizado.
A lecionação das disciplinas de Música deste regime foi da exclusiva responsabilidade dos professores da Academia de Música de Vila Verde.
Para encerramento do ano letivo, realizou-se, no dia 19 de junho, no Auditório da EPRALIMA, a Audição Final das turmas do 5.º E e 6.º E. Este espetáculo destinou-se a toda a comunidade escolar e serviu essencialmente para fazer a demonstração do trabalho desenvolvido na Prática Instrumental, onde cada aluno fez a sua apresentação individual. Houve piano, guitarra, saxofone, trompete e canto. Ao saxofone, além da interpretação a solo, os alunos atuaram também em dueto com o professor. Houve estreias, pois alguns alunos tocaram pela primeira vez em palco, com público. O espetáculo foi abrilhantado com as interpretações de duas alunas da Academia de Vila Verde, no canto lírico e guitarra clássica, que, por estarem já num nível mais avançado, mostraram o resultado do trabalho que aperfeiçoa o talento que, sobre as características individuais, se adquire com vontade, empenho e dedicação. O Coro, exemplo da Prática de Conjunto, fez o encerramento do espetáculo.
Viu-se a alegria do desempenho, foram muito aplaudidos os novos artistas e os professores. De emoção, os olhos do público brilharam…
Este projeto só foi possível através da parceria realizada entre o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a Academia de Música de Vila Verde e a Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Texto: Prof. M. Soares Alves
Fotografia: Prof. António João Guerra