Oficina do Jogo Didático - Jornada do Xadrez
Oficina do Jogo Didático
Jornada do Xadrez
Ao longo deste ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca desenvolveu o projeto da “Oficina do Jogo Didático”, que procurou ir ao encontro da realidade específica deste Agrupamento e trabalhar diferentes domínios da aprendizagem.
O jogo didático apresenta-se aqui como recurso pedagógico no processo de inclusão e aprendizagem, tornando-se a estratégia de promoção da qualidade das aprendizagens e de melhores desempenhos.
Em termos operacionais, a ação delineada apontou no sentido de contribuir para a construção do conhecimento, recorrendo à “manipulação” de jogos, em particular do xadrez.
O xadrez é um dos jogos mais antigos da humanidade: atravessou séculos e culturas diversas como a antiga Índia, a Europa medieval e o ocidente. Não se sabe exatamente quando e como surgiu o xadrez, a sua história está intimamente relacionada com a civilização humana e estudá-la é entender melhor o desenvolvimento do próprio homem.
O jogo do xadrez é um instrumento pedagógico lúdico, potencia a aprendizagem, impulsiona competências e habilidades de forma interativa, envolve e promove a autonomia do aluno.
É neste quadro que aparece a dinamização do jogo do xadrez, envolvendo um número significativo de turmas do ensino básico, procurando dar um contributo singular para a aprendizagem, para uma maior adesão à escola e para melhores resultados dos alunos deste Agrupamento.
No âmbito da dinâmica desenvolvida, realizou-se uma “Jornada do Xadrez”, com a colaboração dos professores Júlio Martins e Filipe Rego e contando com a participação de mais de oitenta alunos, ação que demonstrou o interesse dos alunos pela atividade e os progressos já realizados.
Da atividade ficam as fotos, que apresentamos.
Prof. Paulo Castro