Maio, mês do coração
Maio, mês do coração
Maio é o mês do coração e o convite à prática de exercício físico é o desafio deste ano da Fundação Portuguesa de Cardiologia para se ter uma vida mais saudável.
Alunos e professores do Centro Escolar de Crasto realizaram uma caminhada e no final formaram um coração humano.
A ação teve como objetivo chamar a atenção da comunidade escolar e local para os cuidados e a prevenção de doenças cardiovasculares, atualmente responsáveis pelo maior número de mortes no mundo.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia aconselha as seguintes 4 regras:
1 - Planeie um dia a dia ativo
A atividade física deve ser um hábito. Integre-a na sua rotina, planeando atividades variadas que impliquem, pelo menos, 30 minutos de exercício diário. Mantenha o corpo (e o coração) em boa forma.
2 - Proteja-se do stress
O stress faz parte da vida e pode até torná-la mais emocionante. Mas quando em excesso pode fazer-nos sentir desconfortáveis e levar ao mau funcionamento do nosso organismo, causando, por exemplo, hipertensão. Aprenda a proteger-se, vivendo com mais tranquilidade.
3 - Escolha pratos saudáveis
O modo como comemos influencia os níveis da tensão, do colesterol e da glicemia. Para além disso, é decisivo na prevenção e controlo da obesidade. Escolha modos de cozinhar mais saudáveis – com menos gorduras saturadas, menos sal e açúcares e mais frutas e verduras.
4 – Faça check-ups regulares
Mantenha a tensão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol e o peso debaixo de olho. Controlar com regularidade estes quatro importantes fatores de risco é proteger o coração.
Docentes do Centro Escolar de Crasto