Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca comemora Ano Internacional da Luz
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca comemora Ano Internacional da Luz
No dia 9 de abril, os alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tiveram o privilégio de participar no magnífico espetáculo “Física Viva”, no âmbito de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas na Luz.
A atividade foi dinamizada pelos Professores de Física e Química do Agrupamento, de acordo com o Plano Anual de Atividades, com o objetivo de promover a cultura científica e tecnológica.
“Física Viva” é um espetáculo de ciência que proporciona momentos em que os alunos são convidados a experimentar aplicações da Física. Com base num discurso simples, foi possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa. O espectáculo iniciou-se com uma apresentação de luz laser e cor e percorreu vários ramos da Física, como ondas, mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo.
Inicialmente, fomos invadidos por feixes de luz, produzidos por lasers projetados no teto e nas paredes, formando imagens dissemelhantes, criando assim um cenário deslumbrante. Foram apresentadas algumas informações relativas à sua utilidade, com as quais ficámos estupefactos. Aprendemos que os lasers, para além de serem utilizados como forma de entretenimento, também são uma fonte eficaz no que diz respeito a certas cirurgias, uma vez que são utensílios capazes de efetuar cortes muito precisos e minuciosos, não esquecendo a sua importância na comunicação a longas distâncias. Seguiram-se outras atividades, nas quais foram utilizados objetos comuns, o que nos permitiu relacionar a Física com o quotidiano, uma vez que passamos a conhecer a razão de ser de certos fenómenos, como o descolamento e a aterragem de um avião ou o equilíbrio de um trapezista. A interação com a plateia suscitou a curiosidade e levou os alunos a envolverem-se na realização das atividades.
Este projeto, bastante dinâmico, contribuiu para o acréscimo do nosso conhecimento e preparação para a vida profissional, enriquecendo-nos em muitos aspetos. O espetáculo foi muito interessante, fascinante e apreciado por todos os alunos. Imperdível!
Ana Carolina Araújo (8.º B), Ariana Araújo (8.º B),
Beatriz Gomes (8.º B), Beatriz Fernandes (8.º B) e Marta Costa (10.º B)