Alunos da EBS de Ponte da Barca participam na Rede de Pequenos Cientistas

Quarta, 03 julho 2013 Escrito por Administrador

Alunos da EBS de Ponte da Barca participam na Rede de Pequenos Cientistas

 

Um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participou na quinta edição do Projeto “Rede de Pequenos Cientistas” – Laboratório 5, promovido pela Escola Secundária de Barcelos.

O concurso, centrado na área das ciências experimentais, registou a presença de cem alunos e de mais de trinta professores, em representação de seis escolas do norte do país.

Os participantes tiveram oportunidade de assistir às palestras “O que é a Engenharia de Tecidos e a Medicina Regenerativa” e “É possível regenerar o Sistema Nervoso Central?”, proferidas, respetivamente, pelo Professor Doutor Miguel Oliveira e pelo Professor Doutor Nuno Silva, ambos docentes da Universidade do Minho.

Digno de destaque pelo interesse que despertou foi ainda o colóquio “Como se faz um Nobel?” que contou com a ilustre presença do Professor Doutor Oliver Smithies – Prémio Nobel da Medicina 2007.

O investigador da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, encantou os alunos, mostrando-lhes que nunca se é demasiado jovem para ser um cientista.

A participação em projetos desta natureza é, sem dúvida, uma mais-valia para o desenvolvimento de aprendizagens e introdução de práticas inovadoras, para além proporcionar o convívio e de ajudar a despertar o espírito de cientista que existe em cada aluno.

Recorde-se que o Projeto “Rede de Pequenos Cientistas” foi criado no ano letivo de 2008/2009, na Escola Secundária de Barcelos, com o objetivo de despertar os jovens para a investigação, para a pesquisa e para a prática laboratorial.

Equipa Participante

 


 

(C) 2012-2019, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca