Alunos encenam “Pitanga" e conversam com autores do livro

Segunda, 27 maio 2013 Escrito por Administrador

Feira do Livro de Ponte da Barca
Alunos encenam “Pitanga" e conversam com autores do livro

  

 [Clique numa imagem, para ver mais fotografias deste álbum]

10h30m…, ai que nervosismo! Chegou a hora! As professoras avisam-nos que os autores do livro “Pitanga, a galinha dos dentes de cristal” chegaram à Feira do Livro. Estávamos prontos, vestidinhos, caracterizados e com os adereços necessários… e tínhamos uma grande surpresa para os escritores, Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, dois enfermeiros de profissão que procuram, com este livro, chamar-nos à atenção da importância da higiene oral e ensinar-nos os mandamentos para termos uns dentes sempre muitos saudáveis.

Os autores esperavam vir conversar connosco…, mas cedo tomámos conta do palco para realizarmos a nossa apresentação. E foram uns extensos minutos.

A professora Gabriela Menezes, nossa colaboradora habitual da “Hora do Conto”, aceitou o desafio de participar nesta atividade. Foi a nossa leitora/narradora e nós, os alunos, os atores. Encenou, adaptou e fez uma leitura muito expressiva, em colaboração com as nossas professoras. Os ensaios foram excitantes, todos davam opiniões, todos tentámos melhorar e dar o nosso melhor contributo. Os ensaios finais foram muito profissionais… A professora Gabriela leu, releu vezes sem conta a obra, ensaiámos, corrigimos, alterámos e, por fim, ficou uma apresentação muito engraçada e genuína. Que prazer nos deu, muito trabalho tivemos e tiveram as professoras, éramos muitos alunos em palco! Mas valeu a pena!

No final, os autores da obra agradeceram-nos imenso, porque em nenhuma outra escola haviam representado a sua obra na íntegra; eram sempre pequenos excertos. Explicaram-nos, mandamento a mandamento, tendo convidado para a leitura dos mesmos o nosso veterinário (ator), Gonçalo Cordeiro. Deram muita importância à escovagem diária dos nossos dentes e de todos os outros mandamentos que devem fazer parte de uma boa higiene oral.

Mandamentos para uns dentes saudáveis:

  • visita o médico dentista uma vez por ano;
  • escova os dentes duas vezes ao dia (uma das vezes quando fores dormir);
  • quando fores para a cama, não voltes a comer mais nada;
  • a quantidade de pasta dentífrica deve ser igual ao tamanho de uma ervilha;
  • muda de escova a cada 6 meses;
  • não comas doces em excesso;
  • evita as bebidas gaseificadas (sumos, etc.);
  • mastiga apenas pastilha elástica sem açúcar;
  • deves deixar a chupeta antes dos três anos e não te habitues a chupar o dedo;
  • não trinques brinquedos ou materiais duros.

Professor Paulo Melo - Secretário-Geral e Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas

Tivemos ainda oportunidade de questionar os autores sobre algumas curiosidades que o livro nos deixou. Com muita simpatia, responderam a todas as perguntas e, ainda, deram autógrafos.

Numa das respostas, ficámos a saber que “Pitanga” não foi um nome escolhido com influência no fruto tropical, mas, sim, o nome que, em terras de Trás-os-Montes, se dá às galinhas pequenas quando nascem, às pintainhas ou franguinhas.

São sempre experiências únicas que não podemos desperdiçar! Interagimos colegas de duas turmas, o 3.º C e o 4.º A, todos uniram esforços para arranjar adereços e guarda-roupa sem gastar dinheiro (alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais e professoras).

Um agradecimento especial às assistentes operacionais Alexandra e Sofia, às professoras Gabriela Menezes, Cândida Gama, Carmem Coelho e aos nossos repórteres fotográficos, os professores Sandra Tenedório, Liliana Maciel e Zé Mário.

Alunos do 3.º C e 4.º A, professoras Anabela Canossa e Cristina Araújo

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca