Duas equipas da EB/S de Ponte da Barca apuradas para a fase nacional do “Parlamento dos Jovens”

Quarta, 20 março 2013 Escrito por Administrador

Duas equipas da EB/S de Ponte da Barca apuradas para
a fase nacional do “Parlamento dos Jovens”

 

As duas equipas da EB/S de Ponte da Barca, representantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, foram apuradas para as respetivas sessões da fase nacional do Programa do “Parlamento dos Jovens” que se realizam em maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

Ao nível do Ensino Básico, a fase distrital realizou-se em Viana do Castelo, no dia 11 de março, e contou com a presença de vários convidados e autoridades locais, sendo conduzida pela Deputada Rosa Maria Arezes.

Os três alunos da EB/S de Ponte da Barca debateram com os seus colegas a temática deste ano, “Ultrapassar a crise”, e elegeram o melhor Projeto de Recomendação do Círculo de Viana do Castelo a debater na sessão nacional.

A seleção dos representantes das escolas foi feita entre 30 alunos envolvidos, tendo saído desse grupo os representantes da nossa Escola: Mariana Lopes e Bruno Filipe, deputados efetivos, que seguem para a sessão nacional que decorre nos dias 6 e 7 de maio, na Assembleia da República.

Como representantes do Círculo de Viana do Castelo ficaram as EB/S de Ponte da Barca, EB/S de Arcos de Valdevez, Escola Básica de Viana do Castelo e a EB/S de Barroselas.

Vitória também no Secundário

Ao nível do Secundário, a Escola-sede do Agrupamento de Ponte da Barca contou também com a presença de três alunos na sessão distrital realizada a 12 de março, subordinada ao tema genérico “Os Jovens e o emprego: que futuro”.

Nesta sessão, que registou ainda a presença do Deputado Jorge Fão, os alunos das escolas de todo o distrito elegeram o melhor Projeto de Recomendação do Círculo de Viana do Castelo a debater na sessão nacional.

Plácido Gomes e Sofia Sousa são os dois representantes da nossa Escola que foram apurados como deputados efetivos num conjunto de 30 alunos do distrito, participando agora na sessão nacional, nos dias 27 e 28 de maio.

Para além da EB/S de Ponte da Barca, representam o Círculo de Viana do Castelo a Escola Secundária de Monserrate, a EB/S de Melgaço e a EB/S de Vila Nova de Cerveira.

Importa salientar que o grande pilar deste concurso está a ser a professora Teresa Viana que ajudou à elaboração do projeto de recomendação da Escola que saiu vencedor na fase distrital, para além de duas das suas medidas serem levadas à Assembleia da República.

Recorde-se que o “Parlamento dos Jovens” é um Programa institucional da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, desenvolvendo-se, ao longo do ano letivo, com as Escolas de todo o País, do ensino público, privado e cooperativo. O Programa culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República.

Esta iniciativa tenta incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

São, de facto, os jovens de hoje que vão ser os políticos de amanhã. O futuro do País vai depender das ideias e da preparação dos nossos jovens para resolver os problemas da sociedade, para que a vida de todos seja melhor. Isso implica discutir opiniões, defendê-las, mas também saber ouvir as dos outros e aprender a respeitar as decisões da maioria. Isto é a democracia!

Catarina Gonçalves - 8º D
Bárbara Fonte -10º A

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca