Pancake day - Dia das panquecas

Quinta, 21 fevereiro 2013 Escrito por Administrador

Pancake day - Dia das panquecas

      

Com o intuito de promover as tradições anglo-saxónicas, o Grupo A.E.C. Inglês comemorou, no dia 15 de fevereiro, o "Pancake day" ou "Shorve Tuesday".

Após terem sido sensibilizadas e devidamente contextualizadas sobre esta tradição, as turmas do 1º Ciclo da Escola-sede assistiram, na cantina da escola, ao confecionar de panquecas, seguindo-se um animado e caloroso convívio. Nos Centros Escolares, o dia também não foi esquecido, tendo sido celebrado pelos alunos e professores de forma divertida e entusiástica.

Esta festividade acontece todos os anos, na terça-feira que antecipa o primeiro dia da Quaresma, a quarta-feira de Cinzas. Apesar de não haver Carnaval nesta época do ano em Inglaterra (o Carnaval inglês é em agosto), o "Pancake day" é a maneira de os ingleses celebrarem este dia, que também é comemorado em vários países de língua inglesa, como a Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

Bastante popular na Inglaterra, comem-se panquecas pelo facto de estas conterem os ingredientes proibidos de serem consumidos durante a Quaresma (ovos, manteiga, farinha e açúcar). Diz-se que, antigamente, os cristãos usavam a panqueca como uma maneira de esvaziar os armários. Outra tradição bem divertida são as famosas corridas de panquecas, que acontecem em várias cidades da Inglaterra, como em Whitechapel, Lancashire e Scarborough.

O Grupo A.E.C. Inglês

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca