Alunos do Agrupamento debatem a crise e o emprego com dois Deputados à Assembleia da República

Sexta, 01 fevereiro 2013 Escrito por Administrador

No âmbito do Parlamento dos Jovens
Alunos do Agrupamento debatem a crise e o emprego
com dois Deputados à Assembleia da República

    

No âmbito do Programa “Parlamento dos Jovens”, a Escola-sede do Agrupamento de Ponte da Barca contou com a presença de dois Deputados à Assembleia da República eleitos pelo Círculo Eleitoral do Distrito de Viana do Castelo que debateram com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário as temáticas apresentadas para a edição deste ano.

Para aprofundar o tema proposto para os mais novos – “Como ultrapassar a Crise” – esteve a Deputada Barquense Rosa Maria Arezes, por sinal também professora do Quadro do Agrupamento, enquanto que Carlos Abreu Amorim liderou o debate com os alunos do Secundário, centrado na questão “Os Jovens e o emprego: que futuro?”.

Em ambas as sessões, os convidados, sob o olhar atento dos alunos, começaram por fazer uma breve introdução sobre o funcionamento da Assembleia da República, chamando depois a atenção para a importância dos objetivos do Programa, nomeadamente, a promoção da participação cívica e política dos jovens e a educação para a cidadania.

Aprofundar o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e estimular a capacidade de expressão e de argumentação foram outros objetivos que os Deputados salientaram na conversa que mantiveram com os discentes.

No decorrer dos trabalhos, tanto alunos como professores colocaram múltiplas questões aos Parlamentares que responderam prontamente, esclarecendo variados pontos de vista.

A riqueza do debate permite concluir que esta foi uma iniciativa muito enriquecedora, pois contribuiu para os jovens, cada vez mais, se aperceberem da importância da sua participação cívica na vida política do País.

Recorde-se que o “Parlamento dos Jovens” é um Programa institucional da Assembleia da República, desenvolvido ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o País, do ensino público, privado e cooperativo. O Programa culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República.

Margarida Ferreira, 9.º ano
Mariana Amorim Dias, 10.º ano

 


 

(C) 2012-2021, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca