"Campo de Treino"

Quarta, 26 dezembro 2012 Escrito por Administrador

"Campo de Treino"

  

  

Organizado pela Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca e dinamizado pelo Grupo de Educação Física, com o apoio da Câmara Municipal, que cedeu o Pavilhão Municipal e do Barca Basket Clube, que cedeu o material de treino e jogo, decorreu o Campo de Treino “Natal 2012”, entre os dias 17 e 19 de dezembro.

A ocupação de forma saudável dos tempos livres dos alunos, a motivação para os grupos de desporto escolar da escola e o incentivo à prática desportiva nas paragens letivas foram os principais objetivos desta iniciativa.

A ocupação plena das 9:00 às 17:30, com almoço na cantina da Escola, permitiu o o desenvolvimento de várias atividades. As manhãs foram preenchidas com duas sessões de treino e as tardes com mais duas. Após o almoço foram visionados filmes divertidos sobre a modalidade de basquetebol.

Foi com muito empenho e entusiasmo que os 48 alunos do 5.º ao 11.º ano participaram nesta atividade. A heterogeneidade do grupo permitiu interação entre os vários escalões etários onde predominou o bem estar e a boa disposição.

Feito o balanço final e ouvidos alguns dos participantes verificou-se que o tempo ali despendido valeu a pena. Desde a melhoria da qualidade técnica e tática ao ótimo relacionamento dentro dos grupos formados, este “campo” mostrou que valeu a pena este “sacrifício” do grupo organizador.

 

Comentários de participantes

Na avaliação final foram ouvidos alguns dos protagonistas:

“foram três dias bem passados onde estivemos com os nossos amigos e nos preparamos para melhor representar a nossa escola nas provas que se avizinham” – disse a Carolina Pereira.

A Margarida Lopes disse “ Gostei muito desta iniciativa que deu para aprender mais e para ocupar bem estes dias”.

O David referiu que o espírito de equipa que se verificou no último dia deixou saudades para uma próxima…

Já o Jonathan referiu que embora cansativo valeu a pena ter “gasto” estes dias.

A Mariana Seco referiu que a evolução do nível do grupo foi notória verificando-se melhoria da qualidade de jogo do primeiro para o último dia.

Para a Elsa a heterogeneidade do grupo permitiu um maior convívio entre os vários escalões presentes.

No final os professores presentes elogiaram o empenho e comportamento dos alunos participantes.

O Grupo de Educação Física

 

Comentários enviados

Campo de Treino

17, 18 e 19 de Dezembro

A nossa escola organizou um campo de treino de Basket com uma duração de três dias (17, 18 e 19 de dezembro), o qual contribuiu para um grande espírito de equipa e entreajuda entre os alunos inscritos.

Na primeira sessão do primeiro dia organizaram-se os alunos presentes em três grandes equipas onde havia alunos desde o 5.º ao 11.º ano. Cada equipa teve de escolher um nome e um grito. Sucederam-se então as seguintes equipas: Trotsky, Tigres e Peter Pan. 

As três equipas foram divididas em grupos de trabalho de acordo com as idades e dessa forma os mais novos trabalhavam com os mais novos e os mais velhos com os mais velhos.

Esta atividade tinha início às 09.00h e terminava às 17.30h.

As manhãs eram ocupadas com a aquisição de conhecimentos sobre o basquetebol em que cada grupo trabalhava com um professor de Educação Física.

Ao meio-dia íamos almoçar todos juntos na cantina do polo 2, o que era muito cómico porque as mesas e as cadeiras eram “enormes”.

No fim do almoço íamos para o auditório ver um filme até às 14.30h, hora em que dávamos continuidade ao treino. Continuávamos a trabalhar as técnicas e táticas do basquetebol e depois fazíamos jogos inter grupos o resto da tarde.

Fazíamos um intervalo de 15 minutos às 10.45h da manhã e às 16.00h da tarde para lanchar. O facto de lancharmos todos ao mesmo tempo dava-nos a hipótese de conversar e conviver mais.

Durante estes três dias divertimo-nos imenso com os filmes, os jogos e as diversas atividades que nos propuseram.

Durante os jogos entre os grupos notou-se uma enorme união das equipas, principalmente no terceiro dia.

Este campo de treino serviu para evoluirmos a nível de técnica mas também para aumentarmos o nosso espírito de equipa. Cada um de nós apoiava a sua equipa com garra e força. No primeiro dia não nos conhecíamos totalmente e no último já éramos todos amigos.

Para finalizar, achei bastante interessante este campo de treino. Consegui ver organização, respeito, confiança e empenho. Ficamos cansados, mas isso só prova que nos empenhamos para melhorar, para ajudarmos a equipa.

As três equipas são vencedoras porque nenhuma desistiu e houve confiança no trabalho dos colegas.

Gostei muito destes três dias e acho que foi uma mais-valia para os alunos e para os professores que organizaram a atividade.

Elsa Pereira – 11.ºC

 

Foi muito bom ter sido organizado este campo de treino para estes três primeiros dias de férias. Ao mesmo tempo que permitiu uma visível evolução das nossas capacidades técnicas ao nível do basquetebol, permitiu também um convívio muito saudável, quer dentro da nossa própria equipa quer entre as equipas de outros escalões/sexo. A meu ver, a única coisa a melhorar está relacionada connosco, os participantes: devemos ser mais assíduos e muito mais pontuais. Apesar disto, acho que os pontos fortes superaram de longe os pontos fracos e esta é, sem dúvida, uma iniciativa a repetir, pois conseguiu cativar os alunos para uma maior prática de desporto.

Mariana Seco – 11.ºA

 

Estou muito agradecida ao professor Lima, aos outros professores de Educação Física e à escola, pelos excelentes três dias que nos foram concedidos.

Com este campo de treino tivemos oportunidade de aperfeiçoar aquilo que já sabíamos. Foram três dias bem gastos, visto que tivemos possibilidade de conviver com crianças mais novas e tivemos capacidade de aprender novos exercícios e diferentes maneiras de os executar.

De facto tornou-se cansativo mas viram-se resultados e melhorias no último dia. Não tenho nada em especial a apontar, gostei dos professores que passaram pelo campo de treino, gostei dos exercícios propostos por todos os professores que passaram pelo meu grupo, uns mais cansativos e exigente do que outros, e gostei também da parte da tarde, pois fazíamos jogo, embora existisse um espírito de competitividade.

Por último, penso que a escola e o grupo de educação física deviam propor mais atividades deste tipo, porque além de enriquecedores são também divertidas e mais importante do que ganhar é participar, e ao participar devemos dar o nosso melhor e acima de tudo divertimo-nos.

Andreia Araújo - 11.ºD

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca