Comunidade Educativa presta homenagem a 174 alunos

Quarta, 19 dezembro 2012 Escrito por Administrador

Comunidade Educativa presta homenagem a 174 alunos

  
  

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca reconheceu, publicamente, o Mérito e Excelência de 114 alunos e entregou os diplomas aos 60 estudantes que concluíram o ensino secundário.

No decorrer de uma sessão realizada à noite no auditório da Casa de Santo António do Buraquinho, em Ponte da Barca, para além da entrega dos diplomas, foi ainda atribuído o Prémio de Mérito aos melhores alunos que, nos dois últimos anos letivos, terminaram os diversos percursos formativos do secundário com a média final mais elevada e anunciada a integração da aluna Eduarda Branco no Quadro de Valor do Agrupamento, reconhecendo um percurso escolar que é um exemplo de persistência e de determinação face às adversidades da vida.

Os galardoados com o Prémio foram Jéssica Patrícia Rodrigues de Araújo e Mariana Faria da Rocha, dos cursos profissionais, e Fábio Manuel Taveira da Cunha e Telma Adriana Pereira Afonso, dos cursos científico-humanísticos.

Este foi um momento alto na vida da comunidade educativa que contou com a presença não só dos homenageados, mas também de muitos familiares e amigos e ainda do Diretor e do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, do Presidente da Câmara Municipal e de um representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.

Nas suas intervenções, tanto o Diretor do Agrupamento como Presidente da Autarquia foram unânimes em felicitar os discentes e os respetivos pais, assim como a Escola nas pessoas dos professores e dos funcionários.

O Diretor fez questão de enaltecer o papel e a presença dos pais, “porque sabem que ser pai ou mãe é bem mais do que gerar um filho. É uma missão! É ensinar os filhos a serem melhores que eles próprios! Perceber que cada atitude, por mais simples que seja, é uma lição de vida, de carinho e de amor”.

Para Carlos Louro, também a Escola – professores e funcionários – teve um papel relevante no crescimento... no talento, na imaginação, na curiosidade, no saber dos alunos, sentindo com eles a dor, a frustração, o desânimo, o medo, mas também a alegria e a paixão, vivendo com eles a amizade, a tranquilidade, o riso, e, todos os dias, acreditando no sonho. Que é deles. Que é nosso”.

O apelo ao trabalho, ao esforço e à responsabilidade foi outra ideia sublinhada, tendo os homenageados com o Prémio de Mérito aproveitado a oportunidade para agradecer a todos o apoio recebido, sem o qual teria sido impossível alcançar tais resultados de excelência.

A sessão foi enriquecida com a atuação do Rancho Folclórico do Agrupamento e com duas coreografias do Grupo de Desporto Escolar.

 

114 alunos no Quadro de Excelência

Numa outra sessão realizada no mesmo dia à tarde, no Polivalente do Polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, decorreu, entretanto, a entrega dos certificados respeitantes ao Quadro de Excelência 2012.

Tratou-se de uma homenagem aos 114 discentes que, nos termos do Regulamento Interno, evidenciaram, no último ano letivo, “valor e excelência nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social”, passando, por isso, a integrar o Quadro de Excelência 2012 do Agrupamento.

Recorde-se que este Quadro é organizado por anos de escolaridade, dos 5.º ao 12.º anos, e os alunos contemplados têm de reunir, entre outrsa, as seguintes condições, cumulativamente: “obtenção, no terceiro momento de avaliação, de média global das avaliações das disciplinas com avaliação quantitativa igual, ou superior, a 4,5 no ensino básico e igual, ou superior, a 18 no ensino secundário; não apresentação de faltas disciplinares ao longo de todo o ano letivo; e não aplicação de qualquer das medidas educativas disciplinares previstas no Regulamento Interno e na lei em vigor”.

Luís Arezes

 


 

(C) 2012-2020, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca