Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Segunda, 10 dezembro 2012 Escrito por Administrador

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

   

  

No âmbito do plano anual de atividades do Agrupamento, comemorou-se, no , dia 04 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Para assinalar esta data, as três turmas do quarto ano e uma turma do terceiro ano de escolaridade da Escola-sede participaram numa atividade que designamos “Sentir a Diferença”, que consistiu em selecionar alguns alunos das turmas para vivenciarem a experiência de ter uma limitação física por um dia. Para assegurar a veracidade das situações e torná-las mais reais, a Unidade de Convalescença dos Arcos de Valdevez cedeu-nos material de apoio (cadeiras de rodas e canadianas) e os restantes materiais foram improvisados pelo grupo.

No início da tarde, foi realizado um debate, sob orientação e moderação da Terapeuta Ocupacional Sofia Vítor, onde os alunos puderam refletir acerca das dificuldades encontradas ao longo do dia, tendo em conta as limitações a que estavam expostos. Foi um momento de reflexão muito elucidativo e enriquecedor para todos os intervenientes.

No final do mesmo dia, realizou-se, no auditório do polo um, uma palestra intitulada “Dislexia – do conceito à prática” que contou, como oradoras, com a Dr.ª Marta Patrão e a Dr.ª Sandra Silva, psicólogas especializadas nesta área. A organização esteve a cargo do grupo de Educação Especial.
Os participantes mostraram-se satisfeitos e esclarecidos quanto a esta temática, manifestando-se num pequeno inquérito que marcou a conclusão dos trabalhos.

Os responsáveis pela atividade, em nome do Grupo de Educação Especial, congratulam-se com o sucesso da mesma.

Os responsáveis,
Professores Liliana Maciel Lima e Pedro Silva

 


 

(C) 2012-2021, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca